Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Basset Hound

basset hound

Foto por Justin Beckley – flickr

Impossível ver estas longas orelhas, dobrinhas para todo lado e olhos caídos e não ter vontade de encher o Basset Hound de carinho. Brincalhão, dócil e ideal para o convívio com as crianças, é um excelente candidato a “mais novo membro da sua família”.

Apesar de ser dono de um temperamento tranquilo, como qualquer bichinho, um cachorro da raça Basset Hound (ou apenas Basset, para os íntimos) requer alguns cuidados especiais e, claro, muito amor. Confira tudo o que você precisa saber sobre personalidade e características da raça, cuidados com a saúde e curiosidades. Com certeza o Basset Hound tem um grande potencial para ganhar o seu coração!

História e Origem da Raça

Julgando pelas características físicas do Basset, com uma estrutura óssea pesada e pernas curtas, é difícil de imaginar que, em sua origem, a raça era primordialmente utilizada para a caça de pequenos animais. Porém, isso se dava pela sua persistência na busca de um alvo e, principalmente, por seu faro apuradíssimo (segundo melhor entre os cães, atrás apenas do Bloodhound – aliás, já vamos falar sobre ele).

O cão da raça Basset segue bom de faro até hoje, portanto, é recomendável sempre utilizar a guia em passeios ao ar livre: ele poderá facilmente encontrar algo para perseguir!

É bem comum, principalmente entre as raças mais antigas de cães, que se encontre alguma dificuldade para traçar com detalhes a origem das mesmas. Com o Basset Hound não é diferente. Mas uma coisa é unanimidade: a origem do Basset é francesa. A raça surgiu do cruzamento entre vários cães, como o Basset D’Artois , e foi posteriormente enviada para a Inglaterra. Ou seja, fino e viajado!

Lá, foi cruzado com o Cão de Santo Humberto (Bloodhound) e o Beagle (qualquer semelhança não é mera coincidência), obtendo parte das características observadas na raça até os dias de hoje. Por fim, em 1800, as últimas linhagens de sangue foram desenvolvidas por criadores franceses, resultando no padrão ideal da raça atualmente.

Características Físicas

Como o nome já diz, o Basset é um cachorro baixo. Isso mesmo: o nome desta raça vem da união da palavra francesa “bas” (que significa “baixo” ou “anão”) com o sufixo “et”, que reforça seu significado para “muito baixo”. Para ser mais específico, a raça geralmente mede entre 33cm e 35cm de altura. As pernas curtas são as principais responsáveis por esta característica.

Pesando entre 20kg e 35kg, o Basset é considerado um cachorro de porte grande. O exemplar médio da raça tem orelhas longas, cauda longa e afinada, pescoço forte e muitas dobras, causadas pelo excesso de pele. Um charme, não concorda?

A pelagem da raça é lisa e curta. Apesar do American Kennel Club trazer mais de 15 cores diferentes de pelagem do Basset, qualquer cor é aceitável para os padrões da raça, desde que possua uma combinação de duas cores, no mínimo. Por isso, opções não vão faltar na hora de escolher o seu companheiro. O mais comum é que a pelagem tenha duas ou três cores, variando entre preto e marrom e sempre incluindo o branco.

Personalidade e Temperamento

Se paciência é uma virtude, o Basset tem de sobra. Ele é calmo, bem-humorado e relaciona-se muito bem com outros animais e com as pessoas, com destaque para as crianças. Por isso mesmo, é sempre importante supervisionar as brincadeiras entre eles: as crianças tendem a puxar as suas orelhas (sim, elas são irresistíveis) e montar em suas costas (sensíveis por natureza). Como o Basset é a bondade em forma de cão, ele provavelmente não vai revidar, e poderá sofrer calado.

Com todo esse amor para dar (e receber!), o Basset não gosta de ficar sozinho. Caso ele fique por longos períodos de tempo nesta condição, há grandes chances de ele latir muito, manifestando a saudade dos donos. Isso só reforças as características da raça: lealdade, sensibilidade e carinho.

Como a maioria dos filhotes, o Basset jovem é ativo, agitado e muito brincalhão. Ter sempre um brinquedo ao alcance para o cachorro basset filhote roer é fortemente recomendado. No entanto, quando adulto, fica calmo e sonolento.

Também tende a ser teimoso, principalmente quando encontra um cheiro que ele quer investigar. Neste caso, será difícil desviá-lo de seu rumo.

Basset Hound infografico

Cuidados com a Saúde e o Ambiente do Basset

Para saber como cuidar de cachorro basset, primeiramente é importante atentar a questão do peso do animal. Em decorrência da tendência à obesidade desta raça (portanto, dê uma atenção maior à alimentação do seu cão), exercícios regulares leves para manter a forma são necessários.

Como passear é uma das partes mais legais de ter um cão, isso certamente não será um problema, e vocês ainda arrancarão muitos sorrisos e elogios pelas ruas. Brincadeiras no jardim também são uma ótima opção, por isso, uma casa com acesso ao quintal é o ambiente ideal para o Basset.

Quando for exercitá-lo, prefira caminhadas a corridas ou saltos, para respeitar a condição física do cão. Dica: subir e descer escadas não é uma boa atividade para o Basset. Isso porque, ainda ligada à questão da obesidade, está a tendência a desenvolver problemas de coluna. Mais um motivo para focar na saúde e boa forma deste serzinho de quatro patas.

Quanto à sua higiene, banhos quinzenais são suficientes, com uma atenção especial às orelhas (limpar semanalmente é o ideal), às rugas e à região da boca (eles costumam ser bastante babões). Mas você também babará por ele, então vocês estarão quites! Por causa das pálpebras caídas, o Basset poderá sofrer com elementos como poeira e pólen em seus olhos . Limpe frequentemente a região com algodão embebido em água filtrada, e você não terá problemas à vista.

A perda de pelo do Basset é considerada de média a alta. Por isso, manter o hábito de escová-lo semanalmente poderá evitar uma bagunça maior dentro de casa.

Mas e quantos anos vive um basset? A expectativa de vida do basset hound é de 10 a 12 anos.

Quanto Custa um Basset Hound

O preço do Basset Hound filhote é por volta de R$ 2.000.

Mas antes de comprar lembre-se de procurar se existe um para doação nos abrigos para cães abandonados! Têm muito cachorrinho de graça precisando de um lar.

Curiosidades da Raça

  • O Basset ocupa a 71ª posição no ranking de inteligência dos cães.
  • Em sua peça “Sonho de uma Noite de Verão”, Shakespeare faz menção à raça, que teria “orelhas que varrem o orvalho da manhã”, segundo sua inspiradora visão.
  • É muito comum que o Basset tenha a pontinha da cauda branca, característica de grande utilidade em sua atividade de caça: assim, era mais fácil de encontrar os danadinhos no meio do mato, por exemplo.
  • Sabe quem já caiu nos encantos do Basset? George Clooney, Elvis Presley, Clint Eastwood, Shakira, Jennifer Lawrence, Brigitte Bardot e Marilyn Monroe são célebres exemplos de donos da raça. Que tal se juntar a eles?