Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Boiadeiro de Berna

boiadeiro de berna
Foto por localpups – flickr

O cachorro Boiadeiro de Berna, também conhecido como Bernese Mountain Dog ou simplesmente Bernese, é um cão de porte grande, robusto e imponente, de pelagem comprida e majestosa.

Muito esperto e afável, além de ter grande energia, ele também adora uma boa companhia. Você mora num sítio ou fazenda e quer animar a família? Então esta é a raça certa para você.

História da raça

Pertencente à categoria Molosso, um grupo de cães de físico forte, o Boiadeiro de Berna é uma raça montanhesa originária da Suíça, mais especificamente do cantão de Berna.

De acordo com o Dog Time, um site americano especializado em cães, acredita-se que esta raça tenha se originado da cruza entre cachorros de fazenda dos Alpes Suíços e cães Molosso ou do tipo Mastiff trazidos pelos romanos, durante uma invasão aos alpes no século I a.C.

É bem provável que o Bernês já estivesse sendo utilizado nas fazendas suíças há mais de 2000 anos, fazendo companhia para os seus donos, cuidando do gado, montando guarda e até mesmo puxando carroças.

Com o interesse em preservar suas raças nativas, a Suíça, em 1899, criou um clube de cachorros chamado Berna. Em 1902, esse mesmo clube promoveu um show em Ostermundigen que chamou a atenção do público para as raças montanhesas. E nesse mesmo ano, o Swiss Kennel Club reconheceu o cachorro Bernese como uma raça.

Já em 1936, a raça de cachorro bernese começou a ser importada para outros países. Em 1968, foi criado o Clube Americano do Boiadeiro de Berna e, em 1981, este mesmo clube tornou-se membro do American Kennel Club (AKC).

Desde então esta raça ganhou muita popularidade e hoje em dia é apreciada no mundo inteiro, inclusive no Brasil.

Características físicas

Cão feito para o trabalho, de grande porte, esta raça é muito forte e ágil. Seus membros são vigorosos e bem balanceados. Além de ser revestido por uma camada dupla de pelagem comprida tricolor, apresentando manchas pretas, castanho-avermelhadas e brancas.

Segundo o Clube Brasileiro do Boiadeiro Bernês, um cachorro da raça Bernese apresenta cabeça bem balanceada em relação ao corpo, o pescoço é musculoso e de comprimento médio. O dorso é firme, reto e nivelado. O peito é largo e profundo. As pernas são longas e oblíquas. A cauda é emplumada e cheia. Tem orelhas triangulares caídas e olhos castanhos amendoados.

O peso ideal do Bernês macho deve estar entre 40 e 60 kg, enquanto que o das fêmeas deve estar entre 35 e 50 kg. Já a altura da cernelha, nos machos pode variar de 64 a 70 cm, e nas fêmeas varia entre 58 a 66 cm.

Boiadeiro de Berna

Personalidade

O Boiadeiro de Berna é muito esperto. Se for bem adestrado, ele é dócil, calmo e paciente. Por ter um histórico como cão de fazenda, costuma ser atento e autoconfiante. Porém, devido a essa herança, ele pode ser muito desconfiado em relação a estranhos. Então é ideal socializá-lo desde pequeno.

Esta raça também é bastante leal e devota aos seus donos, gostando de acompanhá-los em tudo o que fizerem. Caso fique muito tempo sozinho, o Bernês fica ansioso e começa a ter comportamento destrutivo.

Certamente não é uma raça indicada para donos de primeira viagem, pois podem ser difíceis de lidar. Os filhotes, por exemplo, costumam ser bem indisciplinados e resmungões, e são conhecidos por serem mastigadores inveterados, podendo até causar mais danos do que crias de outras raças. Por isso, comece a treinar o seu Bernês desde cedo!

Saúde do Bernês e cuidados

  • Alimentação: um Bernês adulto deve comer, diariamente, cerca de 5 xícaras de ração de boa qualidade divididas em duas refeições.
  • Escovação da pelagem: deve ser feita várias vezes na semana para manter os pelos limpos e livres de nós. Isso deve ser feito principalmente se você quer manter a casa limpa e sem tantos pelos espalhados por aí.
  • Banho: Pode-se dar banho no Bernês de três em três meses.
  • Aparação de unhas: o ideal é que se faça a aparação das unhas uma vez por mês. Se você estiver ouvindo um estalar de unhas no chão, quando o seu cão anda, então é porque elas já estão muito compridas, e se estiverem muito compridas, elas podem machucar o animal.
  • Escovação dos dentes: para evitar que o seu animal tenha cáries, problemas na gengiva e aquele bafo terrível, escove os dentes dele pelo menos duas ou três vezes por semana.
  • Orelhas: também é sempre bom dar uma olhada nas orelhas do seu Bernês. E toda vez que você fizer isso, não deixe de limpá-las com um pedaço de algodão umedecido com uma solução de limpeza auricular. Se você avistar vermelhidão nelas e sentir um cheiro ruim vindo dessa região, é sinal de que há uma infecção. Nesse caso, leve-o para um veterinário.

Em suma, nunca se esqueça de dar a devida atenção para o seu cachorro. Mantenha-o sempre ativo com muitas brincadeiras e exercícios físicos. Sempre cheque tudo direitinho para ver se não há nenhum machucado ou infecção. Confira suas orelhas, olhos, boca e pele.

Leve-o para tomar todas as vacinas corretamente. E, lembre-se, comece a treiná-lo e a ensiná-lo bons costumes desde filhote, pois você não vai querer um cachorrão mal-educado em casa, não é mesmo?

Tomando todos os devidos cuidados, o Bernês pode viver até 10 anos.

O lugar ideal para o Bernês viver

O Boiadeiro de Bernês precisa de muito espaço disponível para poder gastar toda a sua energia, portanto, um quintal grande ou uma chácara já está de bom tamanho para ele. Nem pense em trancafiá-lo dentro de um apartamento!

É preciso lembrar também, que por ter muitos pêlos, e por estes serem longos, o Bernês é bastante sensível ao calor. Então, é sempre bom ter muita sombra e água disponível por perto.

Boiadeiro de Berna preço

Um bernese filhote custa por volta de R$ 3.000.

Mas antes de comprar lembre-se de procurar se existe um para doação nos abrigos para cães abandonados! Têm muito cachorrinho de graça precisando de um lar.

Curiosidades e Berneses Notáveis

  • A adoração pelo São Bernardo no final dos anos 1800 quase acabou com a raça do Boiadeiro de Berna na Suíça;
  • Existe um esporte chamado Carting, em que os Berneses puxam carrinhos de transporte;
  • Em 2013, um homem com mobilidade reduzida, devido a uma lesão, foi salvo de um incêndio por Bella, uma Bernês, que o arrastou para fora de casa.
  • Em 2015, Nico, um Bernês recém adotado, tornou-se herói na Califórnia ao salvar duas pessoas que estavam sendo levadas para o fundo do oceano por uma rebentação.
  • Um Boiadeiro de Berna chamado Bolota já foi utilizado em uma propaganda das Havaianas estrelada por Cauã Reymond, veiculada em 2012;

Gostou, não gostou? Depois de tudo isso que falamos sobre o Bernês, como não se apaixonar por ele? O Boiadeiro de Berna é uma raça realmente incrível e merece uma chance. Quando for adotar um, lembre-se: procure criadores sérios e responsáveis.

Mais raças

Shih Tzu
Jack Russell Terrier
Schnauzer
Buldogue Inglês
Akita
Chow Chow
Sharpei
Yorkshire Terrier
Cane Corso
Chihuahua
Pequinês
Border Collie
Bichon Frisé
Malamute do Alasca
Beagle
Golden Retriever
Dogue Alemão
Basset Hound
Maltês
Lulu da Pomerânia
Buldogue Campeiro
Pastor Belga
Buldogue Francês
Fox Paulistinha (Terrier Brasileiro)
West Highland White Terrier

PET SHOP