Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Lulu da Pomerânia

lulu da pomerânia
Foto por audrey_sel – flickr

O cachorro Lulu da Pomerânia, também conhecido como Spitz Alemão Anão, que mais lembra uma raposinha é pertencente ao grupo Toy e é uma fofura.

Inteligente e de fácil adestramento, ele pode ser uma boa companhia para idosos e é ótimo para se ter em apartamentos. Apesar do seu tamanho miúdo, ele é mais conhecido por ser o cachorrinho que acha que tudo pode. Dá para acreditar?

História da raça

O raça de cachorro Lulu da Pomerânia pertence à família dos Spitz, que inclui os Samoieda, Schipperke, Malamute do Alaska e Elkhound e é o menor de todos eles. Seu nome advém da região histórica da Pomerânia que fica na divisa entre Alemanha e Polônia e logo ao sul do mar Báltico, lugar em que foi desenvolvido a partir de raças Spitz antigas vindas dos países mais ao norte.

Em 1761, alguns exemplares da raça foram levados para a Inglaterra junto com Sophie Charlotte, princesa de Mecklenburg-Strelitz que se casou com o princípe inglês que mais tarde se tornaria o rei George III. Nessa época, o padrão da raça ainda era de mais de 9 kg e a raça não tinha caído no gosto popular.

Esta só se tornou bastante popular quando a Rainha Vitória permitiu que alguns dos seus Lulus fossem mostrados em uma apresentação de obediência, no que foi considerado a primeira apresentação da raça Lulu da Pomerânia da história. O fato de a rainha ter uma predileção pelos menores indivíduos da raça, fez com que os criadores buscassem cada vez mais tamanhos menores para os Lulus em seus cruzamentos.

Em 1888 então, a raça foi oficialmente reconhecida pelo American Kennel Club (AKC) e a partir disso ganhou ampla popularidade. E entre os anos 1900 e 1930 foi atingida a estabilidade do padrão da raça.

Características físicas

Raça de pequeno porte, o Lulu da Pomerânia lembra uma raposinha em miniatura com grandes olhos e focinho um pouco mais curto. De corpo compacto, seu peito é profundo e o dorso é curto.

A cauda implantada no alto, é felpuda e é encaracolada. E suas patas são curtas. Chega a pesar no máximo 4 kg e sua altura varia de 18 a 22 cm quando atinge a idade adulta.

Sua pelagem é constituída de uma dupla camada de pelos, sendo a camada inferior macia, grossa e felpuda, enquanto que a superior é mais longa e brilhante. Além disso, a pelagem dos Lulus pode apresentar diversas cores e padrões diferentes como: preto, preto e bronze, acizentado, chocolate, chocolate e bronze, creme, branco, laranja, vermelho, entre outros.

Lulu da Pomerânia

Personalidade

Seguro de si, o Lulu da Pomerânia é inteligente, vivaz e é muito dócil com seus tutores, porém distante com estranhos. Apesar do tamanho, é um cãozinho bastante corajoso e autoconfiante. É aquele que acha que pode tudo, sabe? Então, tome cuidado em deixá-lo por perto de cachorros grandes.

Além de serem bastante desconfiados em relação a estranhos, eles também costumam ser bastante atentos e dão ótimos cães de guarda, já que latem para qualquer um que se aproxime e para qualquer coisa que aconteça. Se você não quer um cão latindo muito, ensine a ele o comando de silêncio desde cedo.

Fora isso, como são mais independentes, são ótimos para idosos e pessoas ocupadas e que não conseguem ficar muito tempo em casa.

Saúde da raça e cuidados

Você sabia que o cachorro da raça Lulu da Pomerânia pode viver até 16 anos mais ou menos? Para que ele possa viver bem e saudável por tantos anos, vale seguir as dicas dadas abaixo. E, ao menor sinal de problema, não deixe de levá-lo ao veterinário.

O Lulu da Pomerânia é uma raça moderadamente ativa e não exige muita atividade física no dia a dia. Caminhadas curtas e espaçadas ao longo do dia estão de bom tamanho. Brincadeiras também são ótimas. No entanto, o Lulu enjoa rápido, por isso é sempre bom variar nesses passatempos. Ele gosta mesmo é de ser desafiado, então ensinar a ele alguns truques pode ser uma boa pedida.

Outros cuidados com a raça incluem: escovação da pelagem de 2 a 3 vezes por semana para evitar a queda excessiva de pelos; a higiene bucal deve ser feita pelo menos uma vez na semana, já que são propensos a terem problemas dentários; aparação regular das unhas; e a alimentação inclui porções pequenas de 1/4 a 1/2 xícara de ração divididas em duas refeições por dia. Banhos também podem ser dados regularmente.

Os problemas de saúde mais comuns que o Lulu da Pomerânia costuma sofrer são: alergias, problemas oculares, epilepsia, displasia do quadril, luxação patelar, colapso de traqueia, síndrome de Legg-Calvé-Perthes e problemas dentários.

O lugar ideal para a raça viver

O Lulu da Pomerânia é um cão que deve viver preferencialmente dentro de casa. E é uma raça excelente para se ter em apartamentos, devido ao seu tamanho. No entanto, como é bastante sensível ao calor, é bom deixá-lo num ambiente climatizado quando o tempo estiver muito quente.

Quanto custa um filhote de lulu da pomerânia

O preço para comprar um filhote de lulu da pomerânia fica por volta de R$ 3.000.

Mas antes de comprar lembre-se de procurar se existe um para doação nos abrigos para cães abandonados! Têm muito cachorrinho de graça precisando de um lar.

Curiosidades sobre a raça

    • O teólogo Martinho Lutero, tinha um Lulu da Pomerânia chamado Belferlein que era sempre mencionado em seus escritos;
    • Acredita-se que um Lulu tenha assistido Michelangelo pintando o teto da Capela Sistina;
    • Isaac Newton tinha um Lulu chamado Diamante e acredita-se que este sempre mastigava os manuscritos do físico;
    • Mozart compôs uma ária em homenagem ao seu Lulu;
    • O Presidente Theodore Roosevelt também possuía um Lulu chamado Gem;
    • Em 1912, dois Lulus da Pomerânia e mais um cachorro não identificado foram os únicos cães que sobreviveram ao afundamento do Titanic;
    • Um Lulu da pomerânia Boo é considerado o “Cachorro mais fofo do mundo” e fez muito sucesso nas redes sociais no ano de 2010;

Lulu da Pomerânia - Gwen Stefani

  • Algumas celebridades que possuem ou possuíram um Lulu da Pomerânia: Paris Hilton, Gwen Stefani, Eva Longoria, Hilary Duff, Sharon Osbourne, Elvis Presley, Carmen Electra, Jessica Alba, Sylvester Stallone, Nicole Richie, Zezé de Camargo, Karina Bacchi e muitos outros.




Mais raças

Shih Tzu
Jack Russell Terrier
Schnauzer
Buldogue Inglês
Akita
Chow Chow
Sharpei
Yorkshire Terrier
Cane Corso
Chihuahua
Pequinês
Border Collie
Bichon Frisé
Malamute do Alasca
Beagle
Golden Retriever
Dogue Alemão
Basset Hound
Maltês
Buldogue Campeiro
Pastor Belga
Boiadeiro de Berna
Buldogue Francês
Fox Paulistinha (Terrier Brasileiro)
West Highland White Terrier

PET SHOP