Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Como saber se o cachorro está com febre?

Como saber se o cachorro está com febre
Foto por Yoel Ben-Avraham – flickr

Provavelmente todos devem conhecer aquele velho método de tocar no focinho dos cachorros para verificar se eles estão com febre ou não. Mas será que apenas isso é o suficiente para saber realmente se eles estão com febre? Continue lendo para descobrir outros sinais que podem indicar febre, quais as suas causas e como tratá-la.

Comecemos falando sobre a temperatura normal dos cães. Você sabia que eles possuem uma temperatura média que varia entre 37,5 ºC e 39,5 ºC? Sim, a temperatura normal deles é um pouco mais alta do que as dos humanos.

Então, se de repente você for medir a temperatura do seu cachorro e aparecer algo entre essa média, não se assuste. Claro que se a temperatura estiver igual ou acima de 40 ºC já é bom levá-lo para o veterinário.

De que forma saber se o cachorro está com febre ou não? Se você dispõe de um termômetro em casa, você mesmo pode fazer a medição. Se o termômetro for retal, lubrifique-o com gel lubrificante ou vaselina. Após isso, introduza-o com cuidado no ânus do cão e deixe-o por um 1 ou 2 minutos. Quando der o tempo, verifique a temperatura dada pelo termômetro. Há também a opção de se usar um termômetro auricular – um pouco mais caro, mas bem menos invasivo.

Agora, se você não possui um termômetro por perto, é possível verificar alguns sinais que podem indicar um cachorro com febre. Além de verificar o focinho dele – se este estiver quente e seco, pode ser sintoma de febre – fique atento também aos seguintes sinais: olhos vermelhos, orelhas quentes, falta de energia, perda do apetite, tosse, vômito e tremores.

O que pode causar a febre em cachorro? Existem várias causas. Pode ser alguma infecção ou virose. Pode ser também algo que o seu pet tenha comido e que tenha feito mal a ele. Talvez alguma planta venenosa? Ou então algum alimento não apropriado para cachorros – muito cuidado com o que você dá para o seu cão!

Também não é incomum que a temperatura do seu animal aumente ou diminua entre 24 a 48 horas após uma vacinação – neste caso a febre não representa muito perigo e geralmente passa depois de um dia mais ou menos, contudo, sempre é bom monitorá-la.

Como reduzir a temperatura do cachorro? Se você não puder levá-lo de imediato para um veterinário, há algumas formas de diminuir a febre:

  • Aplique uma toalha ou pano úmido e frio nas orelhas e patas do animal;
  • Faça-o beber bastante água;
  • Dê um banho morno (com a água estando quase fria) nele – se não estiver fazendo frio no dia.

Nesse meio tempo, evite passear e brincar com ele – é preciso deixá-lo em repouso. Evite também dar a ele alimentos muito quentes ou gelados. E nunca dê remédios feito para humanos a um cachorro, pois tais remédios contêm substâncias que são extremamente tóxicas para animais.

Depois destas dicas, mesmo que você tenha conseguido diminuir a febre do seu cão, continue monitorando a sua temperatura e sinais corporais. Caso não tenha diminuído ou caso esteja em dúvida se diminuiu ou não, leve-o para o veterinário. Afinal, o bem-estar do seu pet é indispensável, não é mesmo?

Referências:
Fever in Dogs: Causes, Signs, and Treatment

PET SHOP