Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Schnauzer

Foto por Syd Z – flickr

O Schnauzer, mais conhecido pelo seu bigode vistoso, é um cão de grande inteligência e lealdade aos donos. Ele tem energia para dar e vender e vem em três variedades: Miniatura, Padrão e Gigante.

História da raça

O Schnauzer Padrão se originou na Alemanha entre os séculos XV e XVI e era utilizado no Sul desse país, como cão de cocheira, já que ele se dava muito bem com cavalos. Ele também era muito utilizado como caçador de ratos, já que era bom em procurar e matar roedores.

O primeiro documento que especificava o padrão da raça foi escrito em 1880. Em 1895 foi criado o primeiro clube dedicado ao Schnauzer, o Pinscher-Schnauzer Club. Em 1904 o Schnauzer foi reconhecido pelo American Kennel Club (AKC).

Características físicas

O Schnauzer vem em três variedades: Miniatura, Padrão e Gigante. E de modo geral podemos dizer que eles possuem um mesmo formato corporal e a pelagem é idêntica, tendo como característica marcante o bigode formado por pelos compridos. Possuem uma construção quadrada e o comprimento da cabeça coincide com a metade do comprimento da linha superior do corpo do cão. O que muda, obviamente, é o tamanho de cada variedade.

O Schnauzer Miniatura mede no máximo 30 cm de altura e pesa entre 6,4 e 9,1 kg. A variedade Padrão mede até 46 cm de altura e pesa entre 14 e 20 kg. E a Gigante pode medir até 61 cm de altura e pesar entre 25 e 36 kg.

Características físicas mais detalhadas: a cabeça possui um crânio forte e longo, com orelhas em formato de V e caídas, inseridas altas e voltadas para a frente. O focinho é comprido e reto, com uma trufa sempre preta, com narinas largas. Os olhos são de tamanho médio, frontais, escuros e ovais. O pescoço arqueado é forte e musculoso.

O dorso é forte, curto e reto, com uma linha superior ligeiramente inclinada. O peito é moderadamente largo. A cauda pode ser portada em forma de sabre ou foice. Os membros anteriores são fortes, retos e não muito juntos. Os posteriores são oblíquos, também fortes. As patas são curtas e arredondadas, com dedos curtos e bem fechados.

A pelagem é dura, cerrada, de textura áspera e consiste de subpelo denso e de uma pelagem de cobertura mais comprida, rente ao corpo e esta não devendo ser eriçada ou ondulada. As cores podem ser: preto sólido ou sal e pimenta.

Schnauzer infografico

Personalidade e Temperamento do Schnauzer

O cachorro da raça Schnauzer é muito inteligente, de natureza inquisitiva e criativa. Também são territoriais e sentem que a sua missão é proteger os seus donos. Estão sempre alertas e, ao menor sinal e para qualquer estranho que esteja se aproximando, já começam a latir.

Quando não estão em posição de guarda, são muito brincalhões e afetuosos, sem falar que o Schnauzer Miniatura adora um colo e não vai querer sair de perto dos donos. Além disso apresentam também um temperamento tranquilo, são corajosos e podem dar ótimos cães de trabalho.

É necessário, porém, tomar um certo cuidado com o Schnauzer, seja ele Miniatura, Padrão ou Gigante. Como é uma raça inteligente, mas que costuma ser teimosa, é preciso adestrá-la de forma adequada. Caso contrário, o Schnauzer vai achar que é ele quem manda na casa.

Com exceção do Schnauzer Gigante, costumam se dar bem com crianças desde que tenham sido criados desde filhotes com elas. De qualquer forma, a supervisão de um adulto é sempre necessária.

Saúde da raça e cuidados

Como a maioria dos cães da raça Schnauzer costumam ser bem resistentes, eles não sofrem de tantas doenças assim. Mas, é claro, é sempre bom ficar atento e fazer visitas esporádicas ao veterinário para ver se está tudo certo com a saúde do cão.

Geralmente a variedade Miniatura costuma sofrer mais de problemas na pele e no trato urinário. Já os Gigantes, por causa do seu tamanho, têm mais possibilidade de desenvolver displasia coxo-femural.

Os cuidados envolvem:

  • Atividade física diária intensa, já que a raça de cachorro Schnauzer possui um alto nível de energia. Caminhadas longas de ao menos uma hora ou várias caminhadas espaçadas de 20 minutos cada uma;
  • Adestramento. O Schnauzer é um cão muito inteligente e não deve dar muito trabalho enquanto é ensinado, mas pode ser teimoso e pode ter uma atitude mandona caso não seja bem educado;
  • Escovação diária dos pelos e limpeza dos pelos do focinho do cachorro depois de cada refeição;
  • Tosas higiênicas a cada dois ou três meses;
  • Escovação dos dentes ao menos duas ou três vezes por semana;
  • Aparação das unhas uma ou duas vezes por mês;

O lugar ideal para a raça viver

O Schnauzer é um cão de fácil adaptação e pode se dar bem em qualquer lugar, de preferência em um espaço amplo, onde ele poderá gastar toda a sua alta energia. Como esta raça é conhecida por dar grandes saltos, o ideal é que o espaço em questão seja cercado com um muro bem alto.

Como o cachorro Schnauzer é ativo e precisa de muito espaço – mesmo o Miniatura – ele não ideal para se ter em apartamentos.

Quanto custa um Schnauzer?

Um filhote de Schnauzer custa aproximadamente R$ 1.500. Mas antes de comprar lembre-se de procurar se existe um para doação nos abrigos para cães abandonados! Têm muito cachorrinho de graça precisando de um lar.

Curiosidades sobre a raça

Bidu Turma da Mônica• O Bidu, da Turma da Mônica foi inspirado em um Schnauzer.
• O nome “schnauzer” do alemão quer dizer “focinho” ou “bigode” (coloquialmente);
• Até o início dos anos 1800 o Schnauzer Padrão era chamado de Pinscher de Pelo de Arame;
• A raça já apareceu em pinturas de artistas renascentistas como Rembrandt e Albrecht Dürer;
• O bigode do Schnauzer não tem apenas uma função estética. Como o Schnauzer é um ávido caçador de ratos, os pelos faciais também servem muito para proteger o cão de possíveis retaliações de roedores;
• O Schnauzer Miniatura surgiu do cruzamento do Schnauzer Padrão com o Poodle e o Affenpinscher;
• Durante a 1ª Guerra Mundial o Schnauzer foi muito utilizado para carregar despachos e ajudar trabalhadores da Cruz Vermelha;

Mais raças

Shih Tzu
Jack Russell Terrier
Buldogue Inglês
Akita
Chow Chow
Sharpei
Yorkshire Terrier
Cane Corso
Chihuahua
Pequinês
Border Collie
Bichon Frisé
Malamute do Alasca
Beagle
Golden Retriever
Dogue Alemão
Basset Hound
Maltês
Lulu da Pomerânia
Buldogue Campeiro
Pastor Belga
Boiadeiro de Berna
Buldogue Francês
Fox Paulistinha (Terrier Brasileiro)
West Highland White Terrier

PET SHOP