Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

West Highland White Terrier

Foto por Nick Boalch – flickr

O West Highland White Terrier, ou simplesmente Westie, é Terrier e não nega. Porém, junto com toda a energia, vivacidade e coragem clássicos dos cães desse grupo de raças, ele é conhecido por ser o mais amigável e afetuoso dentre os Terriers.

Some a isso um porte pequeno, boa capacidade de adaptação aos ambientes e a carinha mais fofa do mundo: não parece a combinação perfeita para o seu novo pet?

Antes de ter essa bolinha peluda e branquinha correndo pela sua casa, torne-se um dono especialista, lendo todas as informações sobre a raça aqui.

História e Origem da Raça

O Westie é um cãozinho escocês, e acredita-se que venha da mesma linhagem de raças como Dandie Dinmont, Skye, Scottish, e Cairn Terriers. No passado, era primordialmente usado para caçar pequenos animais, já que sua baixa estatura o deixava perto da terra para farejar e seu pequeno tamanho o permitia entrar em buracos e tocas.

Os primeiros registros da raça teriam sido na forma de um presente, do rei da Escócia para o rei da França. Quem não amaria receber um carregamento de uma dúzia de Westies?

Naquela época, os cães de cor branca eram considerados fracos, possivelmente por serem associados ao albinismo, porém a cor branca viria a provar sua utilidade. Segundo conta a história, um nobre escocês, Malcom de Poltalloch, estaria caçando raposas e, pela coloração escura do pelo de seu Terrier de caça, teria atirado nele por acidente, achando que era uma presa.

Você pode imaginar a dor que é isso para um dono, e essa indignação fez Malcom criar uma linhagem de Terriers brancos, para que isso jamais voltasse a acontecer. Não por acaso, a raça já se chamou Poltalloch Terrier em determinado momento da história.

Após algumas mudanças de nome, incluindo Roseneath Terrier, como foi originalmente registrado no American Kennel Club em 1908, chegamos ao West Highland White Terrier como ele é hoje.

Características Físicas

A característica mais marcante desta simpática raça é a pelagem, abundante e bem branquinha. Outro traço bastante particular desse cão é o rabo, grosso e forte. Assim como o restante do corpo, ele também é peludo, e aponta para cima.

Este é um cão de pequeno porte: sua altura deve atingir cerca de 28 cm e seu peso não deverá passar dos 10 kg. Tem o corpo compacto e as pernas relativamente curtas, mas sem que o deixem próximo demais do chão, como ocorre com outras raças de pernas curtinhas.

Os olhos e nariz pretos destacados contra o pelo branco e as orelhinhas pequenas, eretas e pontudas dão o charme final. É ou não é tudo o que você precisa na vida?

West Highland White Terrier Infografico

Personalidade e Temperamento do Westie

O Westie é a opção perfeita para quem busca equilíbrio entre um cachorro leal e afetuoso e, também, independente e confiante. Como bom Terrier, ele é agitado, feliz, corajoso, independente e um pouco teimoso.

Não espere que esses anos que o separam das atividades de caça tenham sido suficientes para atenuar a curiosidade de cavar e perseguir coisas, principalmente pequenos animais.

Apesar de pequeno, ele pode ser um bom cão de guarda: extremamente atento, vai avisar rapidinho se algo sair do normal. São cães que se dão bem com todo mundo, porém podem apresentar alguma rivalidade com outros cães do mesmo sexo. Eles têm uma inteligência considerável, de aprendizado rápido e fáceis de treinar.

O cachorro da raça West Highland White Terrier pode ser um excelente amigo para seus filhos, mas lembre-se sempre de supervisionar as brincadeiras entre eles. Por mais carinhoso que seja, este não é o tipo de cão que costuma aguentar brincadeiras mais truculentas sem revidar.

O Lugar Ideal para a Raça Viver

Além de, obviamente, morar no seu coração, o cão Westie pode tranquilamente morar em um apartamento. Ele é um cão que gosta de estar dentro de casa, junto da família.

Versátil, ele se adapta facilmente ao ambiente que for, e também está sempre de malas prontas para viajar com você. Sem desculpas para não o levar aonde quer que você vá!

Apesar de precisar de pouco exercício, deve ser levado regularmente para a rua para se exercitar e presentear o mundo com sua alegria de viver. Se você não conta com um pátio, a guia é sua melhor amiga, pois eles são curiosos e caçadores por natureza, e poderão correr atrás de algo que chame sua atenção.

Apesar de não ser uma das raças mais sensíveis ao calor, sua pelagem dupla faz dele um cão mais adaptável a temperaturas mais fresquinhas.

Saúde da Raça e Cuidados

O Westie é um cachorro saudável e fácil de cuidar. A maior atenção do dono será para os pelos, que deverão ser escovados de duas a três vezes por semana, e tosados regularmente: você não quer que a bolinha de fofura vire uma bolinha de nós.

Porém, o lado bom é que o trabalho com pelos se resume aos pelos presos no cachorro, já que ele perde pouquíssimo pelo, evitando a sujeira pela casa. Também é importante lembrar que ele é um cão, e bem travesso, então algumas partes da pelagem poderão ser bem difíceis de manter brancas, como as patinhas, por exemplo. Relaxe e não dê banhos excessivos por conta disso.

Mesmo que este cão não tenham a saúde sensível, o dono de Westie pode ter que lidar com algumas alergias na pele do cão, a “Síndrome do Tremor do Cão Branco” (tremores que acometem raças menores e, geralmente, brancas) e luxação da patela, que é também um problema comum em raças de pequeno porte.

Quanto custa um West Highland White Terrier?

Filhotes de West Highland White Terrier a venda saem por volta de R$ 1.600.
Mas antes de comprar lembre-se de procurar se existe um para doação nos abrigos para cães abandonados! Têm muito cachorrinho de graça precisando de um lar.

Curiosidades da Raça

  • Se o cão Westie Terrier não lhe é estranho, muito provavelmente você o conhece dos meios de comunicação. No início dos anos 2000, um cachorrinho da raça estrelou a campanha publicitária da marca IG, sendo conhecida até hoje no Brasil como “o cachorrinho do IG”.
  • Na lista célebre de quem já teve um Westie para afofar todos os dias estão Robert Pattinson, Matthew McConaughey, Tommy Hilfiger, Alfred Hitchcock e Gustavo Leão, que inclusive participou do quadro “Cachorrada VIP” do Domingão do Faustão com o seu mascote e chegou até a final da competição.
  • Você sabe porque o rabo do Westie é grosso e forte? Bem, às vezes eles perdiam a noção do próprio tamanho quando entravam em buracos para caçar, e ficavam entalados. Não restava outra alternativa aos donos a não ser puxar o bichinho para fora pelo rabo. Mas não precisa tentar isso em casa, ok?

Mais raças

Shih Tzu
Jack Russell Terrier
Schnauzer
Buldogue Inglês
Akita
Chow Chow
Sharpei
Yorkshire Terrier
Cane Corso
Chihuahua
Pequinês
Border Collie
Bichon Frisé
Malamute do Alasca
Beagle
Golden Retriever
Dogue Alemão
Basset Hound
Maltês
Lulu da Pomerânia
Buldogue Campeiro
Pastor Belga
Boiadeiro de Berna
Buldogue Francês
Fox Paulistinha (Terrier Brasileiro)

PET SHOP