Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Fox Paulistinha (Terrier Brasileiro)

Foto por Juliana Lopes – flickr

O Fox Paulistinha também conhecido como Terrier brasileiro (seu nome de registro) é um cachorro de porte médio, muito inteligente e serelepe, alegre e companheiro, e também muito alerta, sendo assim um bom cão de guarda.

História da raça

É difícil dizer ao certo quais são as origens exatas da raça. É possível dizer que os seus ancestrais não são originários do Brasil, mas sim da Europa. Tais ancestrais, ao redor do século XIX e início do XX, teriam sido trazidos do continente europeu pelas esposas dos filhos abastados que lá iam estudar.

E esses cães que para cá eram trazidos possivelmente eram das raças Parson russel terrier, Jack russel terrier e Fox terrier de pelo liso. Como muitos desses estudantes eram filhos de fazendeiros e quando retornavam em solo brasileiro muitos também voltavam para as suas respectivas fazendas, esses cães acabaram sendo levados para essas terras, onde foram usados para diversas funções e foram cruzados com cães locais que deram origem ao Fox Paulistinha, ou Terrier Brasileiro.

Uma outra teoria diz que a raça Fox Paulistinha teria se originado de duas raças espanholas chamadas Ratonero Bodeguero Andaluz e Ratonero Valenciano, os quais seriam muito mais semelhantes ao Fox Paulistinha do que aquelas raças inglesas mencionadas acima.

Quando o padrão da raça já estava bem definido (desde a década de 1920), foi feita a primeira tentativa de reconhecimento em 1964, mas como havia poucos registros, o processo foi cancelado.

Após algumas décadas, graças ao trabalho de alguns criadores, a raça recebeu um reconhecimento provisório em 1995. Só então, em 2006, a raça foi oficialmente reconhecida pela FCI (Federação Cinológica Internacional).

Características do Fox Paulistinha

O Fox Paulistinha é uma raça de porte médio para pequeno, esbelta e bem equilibrada. Os machos têm altura variável entre 35 e 40 cm, enquanto que as fêmeas têm de 33 a 38 cm. Podem pesar no máximo até 10 kg.

Seu corpo tem uma estrutura firme mas não muito pesada, com aparência quadrada, mas que apresenta linhas curvas. A cabeça tem a forma triangular, larga na base do crânio, com as orelhas bem afastadas uma da outra, e que vai se afinando até a ponta da trufa.

Os olhos são arredondados e bem abertos, um pouco protuberantes e a sua cor varia conforme a cor da pelagem do cão. As orelhas têm formato triangular, inseridas lateralmente e portadas semi-eretas. O pescoço possui comprimento moderado e é um pouco curvado na linha superior.

O dorso é bem musculoso e um pouco curto. O peito é longo e profundo. A cauda é curta, de inserção baixa e não deve se curvar sobre o dorso do animal. Os membros anteriores são retos, e quando vistos de frente, são moderadamente afastados um do outro. Os posteriores são um pouco mais afastados em relação um ao outro e possuem mais desenvolvimento muscular. As patas são compactas, viradas para a frente; as posteriores sendo um pouco mais longas do que as anteriores.

A pelagem é curta, lisa, fina (sem ser macia) e se assenta bem à pele. A cor de fundo predominante deve ser a branca, podendo conter marcações pretas, azuis ou marrons. As marcações típicas que devem estar presentes são o castanho acima dos olhos, em ambas as laterais do focinho e nas bordas orelhas. Ainda é possível haver a presença de uma faixa ou marca branca na face do cão.

Fox Paulistinha infografico

Personalidade e Temperamento do Fox Paulistinha

O cachorro Fox Paulistinha é bastante ativo, vivaz e esperto, com energia de sobra para dar e vender, e que está sempre em alerta e pronto para latir ao menor sinal. Ele se dá muito bem e é bastante carinhoso com os seus donos, mas é muito desconfiado diante de estranhos e pode até mesmo agir com violência com estes. Então tome cuidado quando receber visitas em casa.

Ele ainda adora uma companhia e geralmente costuma ser bastante apegado ao dono. Nunca o deixe muito tempo sozinho em casa. Ele também é ótimo para crianças, mas, como sempre, a supervisão de um adulto é recomendada.

Além disso tudo, ele é muito inteligente e aprende as coisas muito rápido. Não é à toa que a raça foi muito utilizada em circos. O adestramento é recomendado.

Saúde da raça e cuidados

Cuidar de um cachorro da raça Fox Paulistinha não dá muito trabalho. Por ser um cão robusto e de forte resistência, ele não é propenso a ter muitas doenças. Como tem o pelo curto não exige tosa e nem escovação frequente também. Banhos podem ser dados a cada quinze dias durante o verão e a cada um mês durante o inverno.

O lugar ideal para a raça viver

Como a raça de cachorro Fox Paulistinha apresenta um grande nível energético, ele precisa de bastante espaço onde possa gastar toda essa energia. Deixá-lo em um espaço confinado, com certeza seria um desastre, pois ele ficaria estressado e insuportável. Tendo uma disponibilidade grande de espaço, onde quer que seja, será ótimo para esse cachorro. Como a raça é de fácil adaptação, tanto o meio rural quando o urbano são aceitos.

Quanto custa um Fox Paulistinha?

Para comprar um cachorro Fox Paulistinha você vai desembolsar algo em torno de R$ 1.300.

Mas antes de comprar lembre-se de procurar se existe um para doação nos abrigos para cães abandonados! Têm muito cachorrinho de graça precisando de um lar.

Curiosidades sobre a raça

  • Uma fox paulistinha chamada Dolores já apareceu em uma telenovela da Rede Record, Balacobaco;
  • O ator Mario Frias tem um fox paulistinha;
  • O nome Fox Paulistinha foi assim dado à essa raça porque suas cores – o preto, o branco e o vermelho – remetem à bandeira do Estado de São Paulo.