Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Akita

akita japonês branco
Foto por tristangage – flickr

Na aparência, tem jeitinho de cão de pelúcia, enquanto no temperamento, varia de brincalhão a guardião. O Akita é mais um destes cachorros com muita história em seu DNA.

Afinal, não é à toa que uma raça vira talismã de boa sorte, ganha estátua em sua homenagem e ainda protagoniza um filme sobre lealdade.

Saiba tudo sobre estas curiosidades, as características dessa raça japonesa, os cuidados com a saúde e detalhes importantes sobre a sua personalidade.

História e Origem do Akita

A origem da raça de cachorro Akita não é certa. Há quem diga que surgiu na Europa há mais de 3.000, mas é fato que se tornou popular no Japão, onde se estabeleceu no século XVII.

Akita é uma região do Japão, por isso, ele também é chamado de Akita Inu (ou cachorro de Akita, em japonês). Mas, antes disso, ele também já foi chamado de Odate, nome de uma cidade da região de Akita.

Estima-se que o Akita vem do Chow Chow e do japonês Kari, com muita influência do Tosa Inu (cão de luta japonês).

Ao longo dos anos, este cão foi usado para caça (caçava de patos a ursos e era muito valorizado por agir de forma silenciosa), em rinhas de cachorro, símbolo de riqueza e prestígio (possuir um cachorro da raça Akita era uma honra permitida apenas para a nobreza) e símbolo de talismã e de boa sorte (uma estatueta de Akita é presenteada quando nasce um bebê ou quando alguém fica doente).

Além disso, desde julho de 1931, o Ministério de Educação do Japão o declarou como Monumento Nacional.

No entanto, em vários momentos históricos, a raça se aproximou da extinção.

No final do século XIX, houve uma séria epidemia de raiva no Japão e muitos vira-latas e cães de raça foram mortos.

Depois, veio a escassez da Segunda Guerra Mundial, período em que sua carne e sua pele se tornaram cobiçados por conta da fome e do frio.

Cachorro Akita – Características Físicas

Akitas são grandes e com uma visão impressionante, o que colaborou muito para desenvolverem o trabalho ao qual foram originalmente criados para fazer.

As fêmeas têm de 61 a 66 centímetros de altura na cernelha e pesam 42 kg, em média, enquanto os machos possuem de 66 a 71 cm de altura e 44 kg.

Eles possuem cabeças grandes e bem proporcionais em relação ao resto do corpo. Seu focinho é forte, largo, com bochechas bem desenvolvidas.

O nariz é preto e os lábios são comprimidos e pretos, embora em cães de cor mais clara, um pouco de pigmentação seja perfeitamente aceitável como um padrão da raça.

O cão da raça Akita apresenta um pelo externo duro e reto, subpelo macio e denso. A cernelha e a garupa são revestidas com um pelo ligeiramente mais comprido e o pelo da cauda é mais longo que o do resto do corpo.

Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), as cores comuns à raça são: vermelho-fulvo, sésamo (pelos vermelho-fulvo com as pontas pretas), tigrado e branco. Foto em destaque é do Akita japonês branco.

Todas as cores acima mencionadas, exceto a branca, devem apresentar o “urajiro”. (Urajiro: pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, nas bochechas, na face ventral da mandíbula, pescoço, peito, tronco e a cauda e na face interna dos membros).

Os olhos são bem pequenos e, geralmente, de cor marrom. Suas orelhas também são pequenas, de formato triangular e com as pontas arredondadas. A mandíbula é forte e o pescoço é musculoso, mas bem curto em comparação com o resto do corpo.

Personalidade e Temperamento do Akita

Este pode ser um formidável animal de estimação. É fácil de treinar e muito saudável, além de ser um excelente guardião para a casa.

Embora demonstre muita coragem contra um visitante indesejado, ele se porta de maneira muito tolerante em relação às brincadeiras, às vezes abusivas, das crianças – típico de crianças menores.

Se além de crianças, você tiver outros animais de estimação, é importante proporcionar um espaço onde o cão possa descansar sem ser incomodado. Caso se sinta incomodado, deve ser respeitado.

O que pode contribuir muito para a convivência é treiná-lo desde cedo e de forma adequada, pois esta é uma linhagem que tem um caráter dominador e precisa de um adulto com voz ativa para dizer quem é que manda.

Caso contrário, vai se portar como dono da situação e pode causar problemas. Por conta disso, não é indicado para quem nunca teve um cão.

Mas, se você é marinheiro de primeira viagem e quer arriscar mesmo assim, as fêmeas são mais indicadas para o seu caso. Você deve dedicar tempo suficiente para o seu companheiro para ele não se sentir ignorado.

Se exercitar é uma boa forma de lazer, além das brincadeiras, mas é preciso estar sempre atento para não despertar a agressão que a raça é capaz. Fazer uma caminhada todos os dias é uma ótima sugestão.

Seu pensamento independente é muitas vezes confundido com teimosia. O Akita é rápido para aprender coisas novas, isso também significa que é ultra-rápido para desenvolver maus hábitos aos quais foi autorizado a fazer.

Akita Infografico

Cuidado com a saúde e o ambiente do Akita

O Akita tem uma pelagem rígida e áspera, que precisa ser escovada pelo menos uma vez por semana para mantê-la saudável. Para isso, é indicado uma escova com cerdas mais firmes.

Este companheiro troca de pelo duas vezes por ano e não é aconselhável dar banho, exceto quando estritamente necessário. A sua pelagem tem uma impermeabilização natural, a qual pode ser perdida com a água.

Por suas características genealógicas, tanto como hereditárias, o Akita é um cão atlético que precisa de exercício de forma consistente e em uma intensidade moderada. Também é aconselhável evitar jogos agressivos, especialmente aquelas que têm a ver com a posse.

Os Akitas são cães muito saudáveis e raramente têm problemas de saúde ao longo de sua vida.

As doenças que, ocasionalmente, podem acontecer são as comuns a raças grandes, como a displasia coxofemural e problemas oculares.

Vale lembrar que os cãezinhos dessa raça têm dificuldade de se adaptar com um clima extremamente quente, podendo apresentar um tipo de stress nestas condições.

Quanto custa um cachorro da raça Akita?

O preço de um cachorro Akita gira em torno de R$ 1.500.

Mas antes de comprar lembre-se de procurar se existe um para doação nos abrigos para cães abandonados! Têm muito cachorrinho de graça precisando de um lar.

Curiosidades da Raça

  • Sempre ao seu lado (2009) é um filme com o cachorro Akita que ficou muito popular. É a história do Akita mais famoso, Hachiko, que ficou conhecido por aguardar por muitos anos o retorno de seu dono japonês que havia falecido. Também foi homenageado em sua terra natal, ainda em vida, com uma estátua de bronze e honrarias. Após sua morte em 1935, Hachiko foi empalhado e continua exposto no Museu Nacional de Ciência do Japão.
  • Os Akitas são conhecidos por terem um ótimo comportamento quando estão rodeados de pessoas mais velhas, sendo que muitos são usados em asilos e em hospícios, como cães de tratamento
  • Muitos famosos já se encantaram pela doçura dos Akitas, entre eles estão Adriana Bombom, Lima Duarte, Cher, Dan Aykroyd, Evander Holyfield, Eric Christian Olsen, Henry Cavill, Sarah Michelle Gellar, entre outros
  • Atualmente, o Akita se apresenta como um cão muito versátil. Além de ser um animal de estimação, também é usado como guia, para proteção e cão policial. É usado ainda como cão de trenó e tem feito um bom trabalho. Para completar toda sua versatilidade, esta raça também nada muito bem.