Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Buldogue Inglês

buldogue inglês
Foto por Dan Pearce – flickr

O Buldogue Inglês, ou apenas Bulldog, é um cão imponente, de bem com a vida e que só quer levar uma vida tranquila. Afetuoso e muito amigável, ele adora socializar e se dá muito bem com crianças e outros animais.

História da raça

A raça Buldogue Inglês foi desenvolvida na Inglaterra e descende de cachorros do tipo mastiff. A primeira menção que se tem da raça é de 1500 e desde essa época a raça era utilizada na prática do bull-baiting, que envolvia cães e touros.

Em 1835, felizmente o bull-baiting foi declarado ilegal na Inglaterra. Com isso, pensou-se que a raça iria desaparecer, pois a maioria dos buldogues eram feitos e tinham um comportamento próprio para aquelas lutas sangrentas com touros. Porém, a raça foi redesenvolvida para possuir traços menos agressivos.

Em 1864, então, foi criado o primeiro clube dedicado ao cachorro Buldogue Inglês. Em 1886 foi reconhecido pela primeira vez pela AKC (American Kennel Club) e atualmente é a 4ª raça mais popular nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, nos últimos anos, o Buldogue caiu no gosto popular, mas é difícil dizer ao certo o quanto ele é popular, pois a cinofilia por aqui está muito dividida – há três entidades que emitem certificados de pedigree – e não há um consenso quanto aos números da raça.

Características do Buldogue Inglês

O cachorro da raça Bulldog Inglês têm por característica um porte médio, aparência atarracada e forte, podendo pesar até 25 kg e medir até 40 cm de altura.

Sua cabeça é maciça bastante larga em relação ao resto do corpo. A sua face é um pouco curta e o focinho é largo, levemente inclinado para cima. Os olhos são redondos, de tamanho moderado, sempre escuros, inseridos baixos no crânio e bem separados um do outro.

As orelhas são em rosa, ou seja, em sua parte posterior são dobradas para dentro e a borda anterior ou superior interna é curvada para trás e para o exterior, possibilitando a exposição da parte interna do ouvido. O pescoço é grosso, forte, de comprimento moderado e bem arqueado.

O dorso do animal é curto e largo nos ombros. O peito é largo, profundo e saliente. Sua linha superior é ligeiramente caída para trás. A cauda é redonda, de comprimento moderado (mais para curto), inserida baixa e nunca portada acima do dorso.

Os membros anteriores são robustos, retos, bem separados um do outro e as pernas, em relação aos membros posteriores são curtas. Os posteriores apresentam pernas grandes e bem musculosas. As patas são de tamanho médio, redondas e compactas.

A pelagem é curta, lisa, fechada, de textura fina e pode apresentar as seguintes cores: branco, branco e malhado (com qualquer outra das cores possíveis), tigrado, marrom claro, vermelho, fulvo, fígado, preto, e preto com castanho.

buldogue ingles infografico

Personalidade e Temperamento do Bulldog Inglês

Apesar da sua aparência imponente e um pouco assustadora, o Buldogue é um cachorro bonachão, calmo, de bem com a vida e que só quer relaxar. Ele é muito amável, afetuoso e adora socializar. Amigável sempre, o Buldogue se dá bem com outros cachorros e animais e pode ser uma ótima companhia para crianças, até mesmo para as mais novas.

Demora um pouco para aprender as coisas, mas uma vez que ele as entenda, ele aprende para valer. Às vezes pode ser bastante teimoso e preguiçoso, portanto é necessário ter bastante paciência com ele.

Embora não seja de latir muito, o Buldogue Inglês pode dar um ótimo cão de guarda. Apenas a sua aparência já é o suficiente para intimidar estranhos.

Saúde da raça e cuidados

Os cuidados com o Buldogue envolvem:

  • Atividade física moderada. Por serem mais preguiçosos e pouco ativos, os Buldogues não exigem muita atividade física no dia a dia. Uma caminhada curta com duração de 15 minutos por dia já deve satisfazê-lo;
  • Escovação dos pelos uma vez por semana;
  • Limpeza facial das rugas diária com um pano úmido;
  • Aparação das unhas uma ou duas vezes por mês;
  • Escovação dos dentes pelo menos duas ou três vezes por semana.

A alimentação diária deve incluir de 1/2 a 2 xícaras de ração de boa qualidade, divididas em duas refeições. Nunca dê muita comida a um Buldogue, pois esta é uma raça propensa à obesidade. Buldogues são vorazes e comem além da conta!

Outra coisa que se deve levar em conta é a temperatura ambiente. Como Buldogues possuem um focinho mais curto, e um pouco mais de dificuldade de respirar por isso, eles são bastante sensíveis ao calor. Então, quando o dia estiver muito quente, deixar o ar condicionado ou o ventilador ligado para o cachorro é uma boa ideia.

Problemas de saúde comuns na raça: síndrome braquicefálica, tremedeira na cabeça, demodicose, displasia do quadril, luxação patelar, problemas na cauda, flatulência, entrópio, olho seco, e olho de cereja.

O lugar ideal para a raça viver

Buldogues devem viver preferencialmente dentro de casa. Podem viver muito bem em apartamentos também, já que são pouco ativos e preferem uma vida mais descontraída e relaxada.

Se viverem em um lugar muito quente, o ideal é que fiquem em um ambiente climatizado, já que são bastante sensíveis ao calor.

É preciso também tomar cuidado com piscinas, lagos e rios. Caso você tenha uma piscina em casa, ou more perto de um lago ou rio, nunca deixe o seu Buldogue se aproximar muito da água, pois devido a cabeça deles, Buldogues são impossibilitados de nadar.

Quanto custa um cachorro bulldog inglês?

O preço de um bulldog inglês filhote fica em torno de R$ 2.000.
Mas antes de comprar lembre-se de procurar se existe um para doação nos abrigos para cães abandonados! Têm muito cachorrinho de graça precisando de um lar.

Curiosidades sobre a raça

  • O Buldogue Inglês é considerado um mascote de mais ou menos 40 universidades nos Estados Unidos;
  • Buldogues, devido ao tamanho de suas cabeças, têm dificuldades em dar à luz. Mais de 80% dos indivíduos nascem através de cesáreas;
  • Algumas celebridas que possuem ou que possuíram um Buldogue: Priscila Fantin, Ana Maria Braga, André Marques, Leonardo DiCaprio, Hugh Jackman, Zac Efron, Ashley Olsen, David Beckham, Martha Stewart e Reese Witherspoon.