Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Pode dar banho em cachorro com sabonete ou shampoo de gente?

Os cães tem uma pele e pelo bastante sensíveis e diferente dos humanos.

Por isso, na hora do banho do seu animal, o mais indicado é sempre usar shampoo específico para cães.

Shampoos e sabonetes de humanos geralmente são muito prejudicais à pele e ao pelo do cão.

Ressecam a pelagem e podem desenvolver irritações e alergias na pele do animal.

Por isso, devem ser evitados.

E pode dar banho no cachorro com sabonete ou shampoo infantil?

Se for eventualmente sim. Os sabonetes e shampoos para bebês tem uma fórmula bem mais suave e são menos agressivos à pele e pelagem do animal.

Portanto, na ausência de um produto específico pra cães, os sabonetes e shampoos pra bebês são os mais indicados.

Mas qual é essa diferença dos cães?

A primeira está no pH da pele.

A pele canina é muito mais alcalina que a humana, o que já a deixa naturalmente mais ressecada e sensível. Sendo assim, fica muito mais fácil ocorrer um desequilíbrio que pode expor o animal a infecções.

A segunda diferença está na espessura da pele.

Embora os cães possuam uma pele mais espessa que nós humanos, a maioria dos animais tem pelos que recobrem todo o seu corpo, o que já configura uma proteção adicional a eles.

Dessa maneira, a camada mais superficial da pele de um cão, a epiderme, é muito mais fina do que a nossa. Por isso, pode ser um problemão usar um produto criado para uso humano.

Os problemas mais comuns que podem surgir ao se utilizar um shampoo incorreto são alergias, infecções por fungos ou bactérias e dermatites na pele do animal. O que será um incômodo tremendo, não é mesmo?

Então o uso do sabonete infantil está realmente liberado?

Por possuir uma fórmula mais branda do que os shampoos e sabonetes comuns, eles podem ser recomendados por alguns veterinários ou por groomers.

Isso porque a maioria dos sabonetes infantis (ou shampoos) é composta de ingredientes mais simples como água e glicerina, além de outros agentes de limpeza mais suaves e que podem causar bem menos irritação do que os comumente utilizados em produtos convencionais.

No entanto, alguns produtos contêm aromas e corantes artificiais que podem ser prejudiciais aos animais.

Portanto, sabonetes infantis podem até ser utilizados, mas em último caso e em pouca quantidade. Apenas quando o seu pet aparecer todo sujismundo em casa e você estiver sem o sabonete específico para cães!

Nunca recomendamos, porém, utilizar sabonete infantil ou shampoo para bebês se você for dar banho em filhotes, já que estes possuem uma pele ainda mais sensível do que cães adultos e, desta maneira, requerem cuidados especiais.

Então, para não ter erro, continue dando preferência para sabonetes especificamente desenvolvidos para cães.

Lembre-se também de que cada caso é um caso. Então, antes de qualquer coisa, faça uma consulta com um especialista e veja quais são as recomendações dele.

Busque sempre por produtos de boa qualidade, com ingredientes sabidamente não agressivos. Afinal, o bem-estar animal deve vir sempre em primeiro lugar.

PET SHOP