Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Como adestrar um cachorro filhote passo a passo

Os cachorros são animais extremamente inteligentes.

Eles são capazes de entender diferentes comandos, algo que se torna ainda mais fácil quando feito nos primeiros meses de vida.

Saber como adestrar um cachorro filhote é o primeiro passo para educar o seu bichinho, algo que vai impactar em todas as etapas da vida do animal, inclusive no contato com os humanos.

Existem diferentes técnicas para adestrar um cachorro filhote, mas a mais recomendada é o reforço positivo, que incentiva determinados comportamentos por meio de recompensas.

Você pode contratar um profissional para fazer o adestramento ou ensinar conceitos em casa mesmo. Quem pretende adestrar por conta própria precisa lembrar de ter paciência, afinal, tudo é um processo que exige tempo e dedicação.

Mas que tal saber um pouco mais sobre reforço positivo e aprender como adestrar um cachorro filhote passo a passo? Confira!

Adestrando com reforço positivo

O reforço positivo é um tipo de adestramento que propõe que o tutor dê uma compensação quando o cachorro faz algo certo, ao invés de brigar com o animal quando ele erra.

Esse método é adequado para os cachorros filhotes porque eles conseguem assimilar com facilidade o que deve fazer e, principalmente, como deve fazer.

Quando brigamos com o cachorro por fazer algo errado, o animal entende que você não quer que ele repita a situação, mas ele não consegue saber o que seria correto fazer.

Assim, o reforço positivo se aproveita dessa característica da mente canina para que você mostre qual é o comportamento certo e incentive o animal a repetir diversas vezes.

Como os cães compreendem quando seus tutores estão satisfeitos, principalmente por meio de pequenas recompensas, eles acabam focando somente no comportamento correto, deixando de lado os demais padrões que vinham reproduzindo.

Reforço positivo com os filhotes

Se cães adultos podem ser adestrados com o reforço positivo e aprender novos comportamentos, para os filhotes essa técnica é ainda mais funcional!

Isso porque os filhotes são como os bebês, que ainda não absorveram tanta informação externa e estão cheios de curiosidade (e energia) para aprender.

Os primeiros meses de vida dos cãezinhos representam o momento ideal para ensinar conceitos importantes, seja fazer xixi no local certo ou ficar em silêncio quando necessário.

E a melhor parte é que adestrar o seu filhote não é tão difícil quanto parece.

5 passos para adestrar um cachorro filhote

Ao optar pelo reforço positivo como método de adestramento, você pode utilizar algumas técnicas simples, possíveis de realizar em casa, por conta própria.

Todas os cães podem aprender. Independente de raça ou idade.

Leve em consideração essas dicas na hora de adestrar o seu filhote:

Paciência e dedicação

Muitas das coisas que aprendemos quando crianças foram repetidas dezenas de vezes. O mesmo acontece com os filhotes de cãezinhos. Eles precisam de repetição para aprenderem algum conceito.

Por isso, é necessário que você tenha paciência para entender que ele vai errar diversas vezes antes de acertar.

Dedicação também é fundamental para continuar com o reforço positivo, até o momento em que ele aprende uma lição e não depende mais dos petiscos como um estímulo ou premiação.

Os tipos de recompensa

Os petiscos são sempre recompensas atrativas para os cãezinhos, especialmente os filhotes. Entretanto, uma boa dose de carinho ou uma seção de brincadeira também são entendidas como premiações.

Quando filhotes, os petiscos costumam funcionar melhor, uma vez que o aroma chama a atenção do cachorro.

Conforme ele for entendendo um comando, você pode substituir o petisco pelo carinho, até que passe para a fase em que o comportamento é repetido sem nenhum prêmio envolvido.

Recompensa imediata

Os cachorros nem sempre mantém os eventos “frescos” na memória. Isso faz com que uma recompensa dada tardiamente possa não ser conectada com o comportamento correto que ele teve.

Sempre que você ver que o seu pet fez algo certo, como fazer xixi em determinado local, dê a premiação para que ele associe facilmente o fato à recompensa.

Locais calmos são melhores para adestrar

Todo filhote é curioso e essa característica faz com que os cãezinhos se distraiam facilmente. Assim, se você tem a intenção de ensinar algo importante, tente dar o reforço positivo em um local calmo.

Lugares com muito barulho ou diferentes opções de brinquedos frequentemente tiram o foco do cachorro, fazendo com que ele não preste atenção em você.

Nunca utilize punição física com o cachorro

Quando um cachorro não aprende algum comando no tempo esperado pelo tutor, muitas pessoas acabam ficando violentas e batendo nos animais. Nunca faça isso.

Ao bater no cachorro, além de machucar sua estrutura física e psicológica, se cria uma barreira para que o cão crie um laço afetivo com você.

Na prática, é como se ele entendesse que não pode confiar em você.

A melhor forma de adestrar um cachorro, seja filhote ou adulto, é com muito amor e reforço positivo.

Conheça o nosso Guia de Adestramento de Cães – Passo a Passo que mostra como você pode ensinar diversos comandos para o seu cão utilizando o reforço positivo.

O tempo que você investe hoje para adestrá-lo vai fazer toda a diferença no futuro!

PET SHOP