Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Com qual idade o cachorro começa a latir?

Todos nós sabemos que o latido faz parte da comunicação dos cães. E saber mais sobre ele é essencial para entender o seu pet!

Uma das dúvidas mais frequentes de donos que acabaram de adotar um filhotinho é saber quando eles começam a latir.

Nas primeiras duas ou três semanas de vida, os cães ainda não possuem as cordas vocais totalmente desenvolvidas, por isso são mais silenciosos, e apenas emitem alguns grunhidos hora ou outra, ou choramingam.

Conforme o animal vai crescendo, as cordas vocais se desenvolvem melhor e ele também adquire mais força para conseguir latir. Em geral, isso costuma acontecer a partir de sete semanas (ou dois meses) de vida.

No entanto, há casos em que o cachorro só vai começar a latir a partir de vinte semanas — mais ou menos quatro meses.

De fato, a idade em que um cão pode começar a latir é bastante variável.

Sabemos que algumas raças são mais propensas a latir, e outras, menos. E essa é uma boa dica para saber mais ou menos quando o seu filhote vai começar a latir ou se ele pode estar com algum problema, pois já está na idade e ainda não está latindo como deveria.

Os cães das raças mais desconfiadas e vigilantes como, por exemplo, Chihuahuas, Beagles e Fox Terriers são os que mais costumam latir. Já as raças mais pacatas como os Golden Retrievers, os Pugs e os Akitas são os que menos latem.

Começar a latir mais cedo ou mais tarde também depende do ambiente em que o filhote está inserido.

Se houver algum cachorro mais velho vivendo junto e ele tem o hábito de latir, há uma possibilidade maior de o mais novo começar a latir precocemente, pois os cães costumam imitar uns aos outros e a sua aprendizagem se dá desta maneira.

Até mesmo os cães da vizinhança podem influenciar o seu filhote.

Outro fator a ser considerado é a personalidade do cachorro. Além da raça, a personalidade pode influenciar bastante nessa questão.

Assim como os humanos, cada animal tem uma personalidade e um temperamento diferente que vai influenciar na frequência com que cada indivíduo late.

O latido é a principal forma de expressão dos cachorros e pode indicar várias razões como: chamar a atenção dos donos ou de outros cães, demonstrar estresse ou alerta, empolgação, entre outras coisas.

PET SHOP