Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

O que fazer para o cachorro filhote parar de chorar?

Adotar um filhote é uma experiência única! Mas como toda fase de adaptação, os primeiros dias desse novo integrante na família podem ser desafiadores. O choro dos filhotes, especialmente à noite, é bastante comum. A boa notícia é que existem algumas técnicas que você pode fazer para o cachorro filhote para de chorar. Confira!

Por que os cachorros filhotes choram?

Antes de falar sobre as técnicas, é importante entender o que esse choro representa. Como nós, os cachorros também desenvolvem laços afetivos e o principal motivo para essa demonstração de tristeza é a ausência de sua mãe – afinal, até então o filhote tinha essa companhia constante.

Apesar de este ser o motivo mais comum para o sofrimento dos filhotes, é importante estar atento se não é um sinal de dor, mal estar, sede ou fome. Conferiu se era sintoma físico e percebeu que o choro continua? Então, é hora de utilizar técnicas para fazer o cachorro filhote parar de chorar.

O que fazer para que o filhote pare de chorar?

Um cachorro é um novo integrante na família e merece ser tratado paciência, especialmente nos primeiros dias. A fase de adaptação pode parecer complexa, mas passa mais rápido se você compreender que é da natureza do animal ter esse tipo de sentimento. Veja algumas dicas para superar a etapa rapidamente:

Estabeleça um lugar para o filhote dormir

Muita gente não tem problema com o cachorro dormindo na sua cama, mas se você não quer esse comportamento, não o incentive nem mesmo na fase filhote, quando o animal começar a chorar. O ideal é estabelecer um lugar para ele dormir e transformar em hábito que ele busque pela própria cama para descansar.

Autocontrole é importante

Os cachorros podem ser comparados aos seres humanos em muitos aspectos, inclusive no poder de manipulação. Se toda vez que o filhote começar a chorar você der carinho, pegar no colo ou trazer para perto, o animal vai entender que ao repetir o comportamento vai ter como resultado mais atenção.

Por mais que seja difícil controlar os impulsos de acalentar o filhote, tente se controlar e deixar o filhote criar sua própria independência. O esforço nessa primeira etapa será recompensado com noites tranquilas no futuro.

Gaste a energia antes

Sabe quando você faz tantas atividades ao longo do dia que certamente vai dormir durante toda a noite? O mesmo acontece com os filhotes! Como toda “criança”, eles tem muita energia para gastar e coloca-los para correr, brincar e se exercitar ajuda a aumentar o nível de cansaço e garantir uma noite tranquila.

Lembre-se de aproveitar ao máximo essa fase, que é uma das mais divertidas e cheia de descobertas. Logo, seu novo amigo estará completamente adaptado e dormir não será mais um desafio!

PET SHOP