Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Com quantos dias os filhotes de cachorro começam a andar?

Ter um filhote de cachorro em casa é uma experiência única.

Em pouquíssimo tempo, o cãozinho sai da fase recém-nascida para adquirir características que serão importantes para toda a vida, como enxergar, comer e andar.

E por falar nisso, você sabe com quantos dias os filhotes de cachorro começam a andar?

Filhote de cachorro aprendendo a andar

Quando acabam de nascer, os cachorrinhos ainda não estão com seus sistemas completamente desenvolvidos.

Assim, as primeiras semanas de vida do animal são fundamentais para que eles ganhem autonomia para a fase posterior.

Existe uma média de dias que os filhotes de cachorro levam para começar a andar.

Geralmente, eles ficam em pé entre os dias 15 e 21 de seu nascimento, ou seja, filhotes de cachorro com 3 semanas.

Porém, o caminhar (um tanto vacilante) tem início pelos dias 21 a 28.

Quando nascem, as patinhas de um cãozinho ainda não conseguem suportar seu próprio peso, o que faz com que seu único movimento seja rastejar com a barriga.

Esse período colabora para a construção da força, já que coloca os músculos das patas para “trabalhar”

Assim, se você tem em casa um filhote de cachorro aprendendo a andar, saiba que no começo é comum que os passinhos sejam um tanto quanto atrapalhados.

Com o tempo, o cachorro consegue a firmeza necessária para fazer todos os movimentos, como andar, pular e correr.

As fases de desenvolvimento de um cachorro filhote

Para muita gente, quando um filhote de cachorro começa a andar é um dos momentos mais empolgantes da vivência com o animal.

Entretanto, todas as fases de desenvolvimento do cãozinho guardam algumas surpresas, especialmente nas primeiras semanas.

Se você tem um filhotinho ou está se preparando para recebê-lo, conheça as etapas de desenvolvimento para não perder nenhuma ocasião!

Semana 0 a 2: o cãozinho recém-nascido

Nas duas primeiras semanas de vida do cãozinho, suas funções ainda estão se estabelecendo.

Os filhotes de cachorro não enxergam, não escutam e não andam.

Assim, toda sua interação é realizada pelo olfato.

Nessa fase, os cãezinhos dependem da mãe para tudo, desde a alimentação por meio do leite, até o estímulo para funções como defecar e urinar.

Semana 2 a 3: período transacional

É entre a segunda e a terceira semana do cachorrinho que ele começa a adquirir autonomia.

Se você sempre quis saber com quantos dias o cachorro começa a enxergar, saiba que é justamente no chamado período transacional, com cerca de 15 a 21 dias.

Além de abrir seus olhos e enxergar, os músculos ganham mais força, os filhotes passam a fazer suas necessidades sozinhos e começam a perceber a presença de irmãos.

Outro marco dessa semana é o surgimento dos dentinhos.

Semana 3 a 4: Autonomia total

Você sabe com quantos dias os filhotes de cachorro começam a comer?

E com quantos dias os filhotes de cachorro começam a beber água? Quem respondeu a partir da terceira e quarta semana de vida, acertou!

É que nessa fase o filhote tem o instinto de explorar o que está ao seu redor, deixando de mamar gradualmente e passando para os alimentos sólidos.

Uma vez que os dentinhos ainda são novos, é preciso oferecer o alimento adequado para cada fase, como alimentar filhote de cachorro com 20 dias com ração específica para a fase.

Quando você começar a dar alimentos sólidos, lembre-se de deixar um pote com água por perto, para que o instinto do animal o leve a beber o líquido.

Entre a sexta e a oitava semana, é comum que o desmame total aconteça.

Até quantos meses o cachorro é filhote?

Por mais que muita gente pense que um cachorro só é filhote nessas primeiras semanas da vida, a verdade é que a fase dura alguns meses.

Não é possível definir uma média de dias ou até quantos meses o cachorro é filhote para todas as raças, já que cada uma tem características próprias.

Entretanto, existem algumas métricas gerais que podem te ajudar a identificar se o seu cãozinho já virou um adulto.

Raças miniaturas e pequenas: Os filhotes de raças pequenas costumam levar de nove meses a um ano para entrarem na fase adulta. São exemplos: Pug, Yorkshire, Shih Tzu e Pinscher.

Raças médias: Para cães de porte médio, o tempo de transição de recém-nascido a adulto é de um ano. São cachorros de raça média: Boxer, Buldogue Inglês, Chow Chow e o amado vira-lata ou SDR.

Raças grandes: Agora, se o seu filhote for um cão de grande porte, saiba que eles levam até dois anos para virarem adultos. São exemplos: São Bernardo, Pastor Alemão e Dogue Alemão.

Seja o seu cãozinho de raça pequena, média ou grande, essa fase é uma ótima oportunidade para ensinar conceitos que serão importantes para toda a vida.

E claro, não deixe de aproveitar todas as descobertas da etapa inicial da vida deles, que reserva momentos muito especiais!

PET SHOP