Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Por que cachorro lambe tanto?

Por que cachorro lambe tanto

Sabemos bem que todos os cachorros se lambem e nos lambem pelos mais variados motivos. E é normal que lambam aqui e ali uma vez ou outra. Agora, se você notou que o seu animal de estimação tem se lambido em excesso, é necessário ficar de olho e tentar descobrir a causa disso.

Em algumas situações não é tão difícil de saber porque um cachorro está se lambendo. Se ele, por exemplo, está lambendo constantemente as suas patas, você pode verificar esta área e ver se não há alguma sujeira ou qualquer corpo estranho o incomodando.

Neste caso, basta limpar as patas caninas para eliminar o problema. Outras causas mais aparentes podem ser alguma alergia, irritação na pele ou pulgas, por isso é essencial manter a higiene canina em dia e checar entre os seus pelos se não há nenhum problema.

Por outro lado, quando os cães nos lambem, isso geralmente representa uma demonstração de carinho e afeto e é, de certa forma também, uma forma de indicar que fazemos parte do seu grupo, ou mesmo da sua família.

Se por acaso o seu animal estiver te lambendo mais do que o normal, pode ser que ele esteja se sentindo sozinho e carente então é bom passar mais tempo fazendo-lhe companhia e fazendo atividades como brincadeiras e passeios juntos.

Veja aqui algumas razões possíveis para as lambidas.

1. Hábito
É normal todo cachorro se lamber. Esse é um hábito canino comum e se lamber de forma moderada e em diferentes lugares é algo comum que, na grande maioria das vezes, não representa um problema.

2. Limpeza
De repente tem algum sujeira que o cachorro quer tirar do local e forma que encontra pra fazer isso é lamber. Por exemplo, se você já colocou alguma pomada no seu cão percebeu que ele deve ter tentado lamber. Isso é porque quer remover aquilo que parece estranho.

3. Afeto
Se as lambidas forem em você, essa é uma tradicional demonstração de afeto dos amigos cães.

4. Pode ser dor
Se a causa não for aparente e o animal apresentar excesso de lambidas, pode ser que ele esteja com alguma inflamação, ou infecção na pele, artrite ou outra doença mais grave. Também pode ser que pisou em alguma coisa que entrou na pata, por exemplo, e está machucando.

5. Náusea
O cachorro com náusea pode acabar produzindo saliva em excesso e acabar se lambendo mais do que o usual.

6. Fome ou desidratação
Ter fome ou a boca seca pode resultar numa frequência maior de lambidas.

7. Algum problema bucal
Qualquer problema bucal, seja nos dentes, língua ou gengiva do cão pode fazê-lo se lamber mais do que o normal.

8. Problemas neurológicos e disfunções cognitivas
Qualquer problema neurológico como, por exemplo convulsões, ou disfunção cognitiva, como demência pode fazer com que o cachorro se lamba demais.

9. Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
Assim como os seres humanos, cães também podem desenvolver TOC e, desta maneira, apresentar lambidas em excesso. Isso geralmente ocorre quando o cão passa por muito estresse, ou se sente muito ansioso ou entediado. Outra razão pode ser também a síndrome da separação.

Como você pôde ver, podem ser muitas as causas que fazem com que o seu cachorro apresente um exagero de lambidas.

Procure sempre observar o que o seu animal está fazendo, a frequência com que ele se lambe, e se ele tem se lambido demais, tente lembrar de quando isso começou. Veja também se ele consegue parar de se lamber quando você o distrai e se há algum patógeno provocando esse ato.

Em todo caso, sempre que estiver em dúvida, não deixe de levar o seu cão ao veterinário.

PET SHOP