Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

O que é ter pedigree?

pedigree

Um cachorro com pedigree é aquele que possui a sua árvore genealógica registrada em documento oficial e é por meio deste que se pode obter a comprovação da raça de um determinado indivíduo.

Aqui no Brasil também chamado de Registro Geral (RG), tal documento é concedido pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia). Ou seja, é como se fosse uma carteira de identidade pra cachorro. Há também uma outra entidade que emite o registro de pedigree, a SOBRACI (Sociedade Brasileira de Cinofilia), contudo, ele não é válido fora do território brasileiro.

Além de incluir a árvore genealógica (até a terceira geração, isto é, a árvore vai até o bisavô do cachorro registrado) do animal e atestar a sua raça, o certificado de pedigree ou registro geral ainda pode incluir títulos e campeonatos vencidos por cada indivíduo da árvore.

Mais informações importantes como os nomes do criador, do canil, dos pais e dos filhotes, assim como a data de nascimento e a(s) cor(es) do cachorro também estão presentes no documento.

Quais são as regras do pedigree?

De acordo com a CBKC, é necessário que o animal apresente as características padrão de sua raça e que não possua faltas e desvios que o penalizem e o eliminem de conseguir o certificado de pedigree.

E apenas as raças que são reconhecidas oficialmente pela Federação Cinológica Internacional (FCI) podem ser registradas – são cerca de 350 raças. Geralmente o pedido desse certificado é feito pelo canil que comercializa os filhotes, mas ele também pode ser requisitado através de clubes filiados à CBKC.

Caso o cachorro não tenha sido registrado quando filhote, o seu dono ainda pode levá-lo a uma Exposição de Beleza de Cães de Raça Pura e pedir para que três juizes especializados possam examiná-lo. Se constatarem que o cão realmente é de raça pura, um certificado de Pureza Racial (CPR) é então emitido.

Qual a diferença de cachorro com pedigree?

Além de permitir com que o cachorro possa competir em campeonatos, participar em exposições, ser utilizado para a reprodução de filhotes puros da raça, esse documento ainda serve como uma espécie de “certificado de garantia”, pois o proprietário terá em mãos informações importantes sobre a saúde e comportamento do seu pet.

O registro do cão também é uma forma de saber se o criador da raça é sério ou não. Criadores sérios utilizam os nomes dos canis como sobrenomes em seus cães e geralmente fazem questão de participar em competições para conseguir títulos que devem estar incluídos no certificado.

Quanto custa para tirar o pedigree de um cão?

O valor de um pedigree cbkc é R$ 40,00. Lembrando que esse valor pode sofrer atualizações. Também pode haver outras taxas relacionadas como anuidade como o kennel clube por exemplo. O ideal é consultá-los diretamente para ver o custo total.

Aqui no Brasil o registro do pedigree ainda é relativamente baixo, se comparado com os Estados Unidos, pois é algo que faz encarecer bastante o preço de um filhote e como a maior parte das pessoas não tem o interesse em participar de competições ou exposições com seus cães, a maioria acaba mesmo optando por não solicitar o certificado.

PET SHOP