Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Como Fazer o Cachorro Parar de Morder

Como Fazer o Cachorro Parar de Morder

Muitos diriam que não existe nada mais bonitinho neste mundo que um filhotinho de cachorro. Eles são doces e fofinhos, o seu pelo é macio, eles seguem você por tudo e… eles mordem. Filhotes têm dentes afiados e realmente dói quando eles mordem a sua mão, pé ou qualquer outra parte do corpo que eles achem que daria um belo brinquedo de mastigar!

Muito seguido ouço as pessoas dizerem “tá tudo bem, ele é só um filhote”, mas a realidade é que se você não parar o hábito do cachorro ficar mordiscando você agora, é provável que ele continue a pensar que é um comportamento aceitável quando crescer.

Filhotes, assim como os humanos, nascem com dentes de leite. Seus dentes começam a cair cerca de três meses para uma raça grande e seis meses para raças pequenas. A maior parte dos cães, independentemente de raça, terá os seus dentes adultos aos oito meses. Durante o pico da sua dentição, os filhotes ficam muito mordedores e querem mastigar e morder tudo.

Como a maior parte das coisas em adestramento, existe uma variedade de técnicas para ensinar o cachorro a não morder. É importante que você encontre a técnica que funciona melhor para você e seu cão. Segue uma lisa de técnicas e táticas mostrando como fazer o cachorro parar de morder.

1 – Diga um “Não” bem firme

como fazer o cachorro parar de morder - passo 1

Quando o filhote morder você, simplesmente diga “Não” e então dê ao filhote algo que possa mastigar que seja dele como um brinquedo ou osso. Elogie o filhote assim que parar de morder.

2 – Evite tirar as mãos fora

como fazer o cachorro parar de morder - passo 2

Procure não tirar as mãos quando o filhote estiver mordendo. Embora essa seja a nossa resposta natural, para o filhote, o movimento de tirar a mão rapidamente torna-se um jogo divertido de “pegar a mão”. Em vez disso, deixe a sua mão onde está e diga um firme “Não”. De novo, assim que o filhote parar, elogie e dê alguma coisa em que possa mastigar.

3 – Pare de brincar

como fazer o cachorro parar de morder - passo 3

Se você estiver brincando com o filhote quando ele começar a morder você, pare de brincar imediatamente. É importante mostrar que o comportamento não é aceitável e que a diversão não irá continuar se ele morder.

4 – Mostre que dói

como fazer o cachorro parar de morder - passo 4

Alguns cães se assustam ao ouvir o dono gritar um “Aii!”. Se isso funcionar ótimo, de novo, elogie o seu cão quando ele parar de morder.

5 – Elogie o que não envolva mordida

como fazer o cachorro parar de morder - passo 5

Sempre elogie qualquer brincadeira que não envolva mordida. O seu cão precisa entender qual é o comportamento adequado, não apenas ser corrigido pelo inadequado.

6 – Separe-se do cão

como fazer o cachorro parar de morder - passo 6

Caso você tenha perdido controle total, e o seu cão não parar de morder, você deve separar-se dele. Se você tiver uma área fora, pode levá-lo para lá ou caso contrário apenas vá para outra sala.

7 – Dê alguma outra coisa para o seu cão

como fazer o cachorro parar de morder - passo7

Dê ao filhote alguma outra coisa para fazer que você possa elogiá-lo por isso. Por exemplo, coloque a coleira e pratique adestramento, leve-o para caminhar ou simplesmente mude a situação para tirá-lo do pensamento de morder.

É importante ter em casa uma variedade de brinquedos de mastigar para o filhote. Ossinhos de couro, palitinhos de mastigar e outros tipos de partes desidratadas de animais são excelentes para o filhote mastigar. Se você não gosta desse tipo de petisco ou o estômago do cão não pode tolerá-los, ossos sintéticos, brinquedos de corda também são ótimos. Você precisa encontrar algo que o seu cão realmente goste de mastigar de forma que ele realmente possa superar a fase. Assim como tudo que você dá a um filhote, você deve regularmente verificar o brinquedo e monitorar o que estão comendo para garantir sua segurança e que não estão ingerindo algo que não é feito para engolir.

Em resumo, todo filhote de cão morde, alguns mais que outros. É importante lidar com isto e mostrar para o filhote que esse não é um comportamento adequado. Você deve ser bem consistente com o seu cão e não permitir que ele morda a qualquer hora. Lembre que cães entendem apenas o certo ou errado. Tenha uma boa variedade de coisas para o seu cachorrinho morder e sempre oferece a ele como alternativa para tudo que morder!

PET SHOP