Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

17 Coisas pra cachorro que você não pode deixar de ter

Você é dono de primeira viagem e ainda não sabe muito bem do que o seu cachorro precisa? Então não deixe de conferir esta lista!

1. Ração

Comida não pode faltar de jeito nenhum, é claro. E é muito importante que ela seja bem balanceada e contenha todos os ingredientes necessários para a nutrição do animal.

A ração pode ser tanto seca quanto úmida, sendo que a primeira é a opção mais popular, pois é mais barata e dura mais tempo. A ração seca também é ótima para limpeza dos dentes.

Já a ração úmida costuma ser mais saborosa e é ideal para cães que têm dificuldade de mastigação. Ela também é recomendada para animais que costumam ingerir pouca água.

Não se esqueça também de levar em conta a idade do seu pet. Para cada faixa etária há uma ração diferente!

 

2. Comedouro e bebedouro

Ainda dentro da questão da alimentação, a escolha de bons produtos para dar comida e água ao seu cachorro é bem importante.

Dê preferência a comedouros e bebedouros cujos materiais sejam atóxicos e resistentes.

Procure levar em conta também o tamanho do comedouro, o qual deve ser escolhido conforme a quantidade de ração dada durante o dia.

E para quem procura praticidade no dia a dia, há também as versões automáticas de cada um desses itens.

 

3. Petiscos

Todo mundo gosta de uma guloseima e o seu cachorro não é diferente. Petiscos como bifinhos, biscoitos e ossos são alguns exemplos.

São ótimos para fazer aquele agrado ao seu amigo canino e podem até servir como complemento para a alimentação, mas devem ser dados com parcimônia, senão ele pode ficar muito mal-acostumado.

Também são ótimos para serem usados para auxiliar no adestramento do seu cão.

 

4. Caminha

Chegou a hora do merecido descanso e tudo o que o seu amado pet mais quer é dormir quentinho e confortável. E nada melhor do que uma caminha aconchegante, não é mesmo?

Existem modelos dos mais variados tipos e tamanhos no mercado e aqui realmente vai do gosto do dono na hora de escolher uma para o seu pet.

 

5. Sanitário/Tapete higiênico

Ah, o chamado da natureza! Quando chega a hora, não tem jeito. Todos precisam atendê-lo e com os pets não têm cerimônia e podem acabar deixando uma surpresinha não muito agradável por aí.

Foi pensando nisso que os sanitários e os tapetes higiênicos foram desenvolvidos.

Além de facilitar a limpeza, esses produtos podem ser utilizados para ensinar o cachorro a fazer as suas necessidades em um só lugar da casa, evitando assim maiores transtornos.

 

6. Guia de adestramento

Educação é tudo, né? E ter um cão bem-educado dentro de casa fará toda a diferença.

Se você não sabe muito bem por onde começar, pode ler o nosso artigo sobre como treinar seu cachorro para obedecer.

E para aprofundar os seus estudos, você pode conhecer o nosso Guia de Adestramento de Cães – Passo a Passo.

 

7. Brinquedos

Depois das lições de adestramento, nada melhor do que passar algumas horas se divertindo, não é mesmo? E nada melhor do que dar brinquedos para o seu pet.

Mas você sabia que além do caráter lúdico, os brinquedos também podem ser usados para auxiliar no adestramento e para ajudar no desenvolvimento do raciocínio do animal? E ainda ajudam a aliviar o estresse!

 

8. Coleiras e guias

Uma boa coleira e guia não podem faltar, pois são essenciais para levar o seu cão num passeio com segurança e tranquilidade.

Procure sempre escolher aqueles produtos com materiais resistentes, afinal você não quer ver a guia arrebentando e o seu cachorro fugindo, não é?

O uso da coleira também apresenta uma grande vantagem, já que é possível usar com ela uma plaquinha de identificação para o seu pet.

 

9. Cinto de segurança

Agora se você vai levar o seu pet para dar um passeio de carro, o cinto de segurança para cachorros é obrigatório! É lei!

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, nenhum animal pode ficar solto dentro de um automóvel em movimento.

O cinto de segurança protegerá o seu cachorro contra freadas bruscas e impactos. Além disso, evitará com que o motorista se distraia. Assim, todos ficarão seguros.

 

10. Caixa de transporte

A caixa de transporte é outro modo de levar o seu cachorro para os lugares com segurança.

É muito usada para levar pets ao veterinário e é uma ótima opção para quem quer transportar animais em automóveis.

E se você pretende levar o seu cachorro em uma viagem de avião, aí o uso da caixa de transporte é obrigatório!

Há modelos variados e eles podem ser encontrados nos mais diversos materiais e tamanhos.

 

11. Shampoo

Para se manter asseado, nada melhor do que um banho.

É claro que um cachorro não precisa tomar banho com a mesma frequência que nós, e nem devem usar produtos para humanos!

Há diversos e diversos shampoos formulados especificamente para cães e eles com certeza deixarão o seu pet cheiroso e com pelos macios e brilhantes.

Para cães com problemas de pele, procure sempre pelos shampoos antialérgicos.

 

12. Pente/Escova

O uso do pente ou escova ajuda a manter a pele e a pelagem animal saudável.

Além de manter um crescimento saudável dos pelos, a escovação frequente também estimula a produção de óleos naturais que auxiliam na proteção da pele.

E mais: ajuda a manter a casa mais limpa!

 

13. Escova e pasta de dente

Ninguém merece bafo, né? Por isso, manter o hábito de escovar os dentes do seu pet diariamente é importante. E hoje já existem diversos modelos de escova de dentes.

Existem aquelas escovas parecidas com as nossas, mas que tem uma leve inclinação na cabeça. Há também as dedeiras com escova e escovas em formato de bastão as quais o animal pode ficar mastigando. Muitas opções interessantes, não?

Pasta de dentes: é parecida com a nossa — vem em uma bisnaga e até na caixinha — mas é especialmente formulada para cães.

 

14. Cortador de unhas

O cortador de unhas é mais um item essencial e que todo dono de cachorro deve ter em casa, pois manter as unhas do seu cão bem aparadas é fundamental para evitar infecções.

Além disso, as unhas curtas facilitam a locomoção do animal e evitam que ele acabe machucando alguém.

Mas tenha muito cuidado ao cortar as unhas do seu pet para não cortar o nervo e causar sangramentos.

Quando a unha é branca e transparente é possível enxergar o nervo rosa por baixo.

Já as unhas pretas não permitem ver o nervo. Nesses casos é melhor deixar para um profissional de banho e tosa na pet shop.

 

15. Antipulgas

O antipulgas ajuda a evitar infestação de pulgas, parasitas esses que causam grande incômodo ao animal e ainda podem transmitir doenças.

É uma medicação preventiva e deve ser dada periodicamente ao animal.

 

16. Vermífugo

Infelizmente, nenhum cão está livre desses parasitas, pois os nossos amigos caninos estão mais suscetíveis a entrar em contato com esses vermes, já que os ovos do parasita podem ser encontrados em solo e água contaminados.

Por isso, o vermífugo é outra medicação essencial e que deve ser ministrada para dar fim a esses parasitas.

 

17. Roupinhas

Embora nem todo cachorro goste de vestir roupas e nem todos precisem delas, no inverno é sempre bom manter o seu pet aquecido, principalmente se ele tiver o pelo curtinho.

Há uma enorme variedade de modelos de roupas no mercado, e tem para todo gosto. Além de ficar protegido do frio, o seu cachorro com certeza vai ficar muito estiloso.

 

Dica extra

Tenha sempre em mãos o telefone de um veterinário, pois nunca se sabe quando o seu cachorro precisará de atendimento.

O veterinário será sempre o seu melhor guia na hora de cuidar do seu pet e saberá indicar os melhores tratamentos.

PET SHOP