Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Shih Tzu

shihtzu
Foto por Svenska Massan – flickr

Procurando uma bolinha peluda de pura diversão? Bem, o cachorro da raça Shih Tzu pode oferecer o seu jeitinho “leão” e muito mais! Estes pequenos cães são uma ótima escolha para muitas famílias em uma variedade de ambientes. Vamos dar uma olhada mais de perto nesta antiga e amada raça.

A Dinastia dos Pequenos Leões – História da Raça

Este alegre e extrovertido cão têm uma longa história de vivência dentre os muros das cidades. Isto é, entre os muros de antigos templos chineses. A raça Shih Tzu data de mais de 2000 anos e a melhor evidência mostra que monges tibetanos ofereciam o cachorro da raça Shih Tzu como presente ao imperador da China.

Em chinês, a raça é conhecida como “Shih tzu Kou”, que traduz para “Cão Leão”. Se alguma vez você já viu estátuas de leões em um templo budista ou leões em antiga arte chinesa, a semelhança está aí.

O formato da face e o pêlo longo característicos da raça fizeram com que fossem reverenciados nas cortes reais. Durante as dinastias Manchu e Ming, estes pequenos leões eram criados exclusivamente para a corte e raramente eram vistos fora do palácio. Possuir um sendo uma pessoa comum era punido com a morte.

Por nossa sorte, a raça shihtzu foi trazida para o ocidente por volta de 1860. Após ganhar popularidade entre os ingleses e alemães, este cão leão rugiu para a América por volta de 1930.

Pequenas figurinhas – Características da Raça

Além de se assemelhar a um pequeno leão, a raça shihtzu possui muitos traços que a torna única. São do tamanho certo para um chamego, pesam cerca de 3 a 7 quilos e possuem entre 20 e 30 cm de altura. Eles possuem uma linda face amassada (chamada braquicéfalo) e grandes e espaçados olhos.

O cachorro Shih Tzu era o cão favorito do lendário cabeleireiro Vidal Sassoon e por um bom motivo. É difícil resistir a vontade de ficar penteando seu pêlo por horas. Acredite, o seu shihtzu ficaria muito feliz e aproveitando o mimo. O seu lindo pêlo vêm em 14 diferentes cores. Listas brancas não apenas na face, mas também no pescoço e pernas não só é aceitável como é adorável.

O seu deslumbrante pêlo forma uma pluma a medida que o rabo se curva formando um elegante arco sobre as suas costas. As orelhas são largas e moles, mas se levantam para atenção quando você chama-os pelo nome ou se oferece para brincar.

Eles possuem pernas curtas e costas compridas. Quando troteiam parecem que estão deslizando sobre o chão.

Recentemente têm se visto uma procura por cães miniatura (mini, micro, anão). Entre eles, o Shih Tzu mini. Porém, não recomenda-se a compra dessa variante de nenhuma raça em função de diversos problemas de saúde existentes. O incentivo a criação de mini cães têm sido combatido por ser prejudicial a saúde dos próprios cães. Saiba mais aqui.

Shih Tzu

A personalidade desse Cãozinho

Os Shih Tzus caracterizam-se por serem muito extrovertidos, afetuosos, felizes e amigos. Tendem a confiar em novas pessoas e fazer amigos facilmente.

Não precisam de muito exercício. Porém, eles irão amar passear com você no parque, brincar com brinquedos na sala de estar e manter os seus pés quentinhos numa longa noite de inverno. Eles também tendem a ser muito leais e excelentes com as crianças.

Shih Tzu Cuidados

O cachorro Shih Tzu tende a ser muito forte e relativamente de vida longa, cerca de 10-13 anos. Porém, assim como toda raça, possui predisposição a alguns problemas de saúde em específico. Os mais comuns incluem:

· Problemas nos olhos
· Doença de pele
· Problemas nos dentes
· Aparecimento precoce de artrite
· Enfermidade nos rins
· Síndrome braquicefálica (problemas respiratórios)
· Suscetíveis a superaquecimento

Pode parecer estranho, mas escovar os dentes do seu cão regularmente pode prevenir dolorosas doenças dentárias e contas pesadas com veterinário. Os cães Shih Tzu podem ter uma boca muito cheia de dentes o que pode alojar detritos mais facilmente predispondo-os a doença periodontal.

Tosa Shihtzu

Tratar o seu Shihtzu com banho e tosa regularmente irá ajudá-lo a criar mais laços com o seu cão e prevenir muitas doenças de pele. Os olhos do Shih Tzu tendem a ter excesso de lágrimas e, portanto ter um Shihtzu tosado e com a face limpada frequentemente irá ajudar a prevenir infecções de pele, sujeira e pêlo enozado.

O seu pequeno príncipe ou princesa pode também se beneficiar de um banho e tosa regular numa pet shop. Cerca de uma vez a cada 6 semanas mande o seu cãozinho para ser tratado. Uma vez que eles se acostumam com o processo, o seu cão irá aproveitar toda a atenção extra que está recebendo.

Por quê uma tosa profissional? Cabelo entre as patas pode ser cortado com segurança assim como o cabelo acerca dos olhos e ouvidos. O corte das unhas também deve ser feito a cada 4-6 semanas.

Se você está preocupado em conseguir lidar com todo aquele pêlo, ou se você vive em clima quente, fale com a sua pet shop para cortar o pêlo mais curto estilo Shih Tzu filhote. Irá mantê-los bonitos e fáceis de manter em casa.

Lar é onde está o coração – Ambiente para o seu Shih Tzu

Os Shih Tzus adoram ficar onde você estiver. É uma excelente raça de cachorro para apartamento pois não requerem muito espaço.

Caso você viva em um clima mais frio, o seu longo pêlo será uma vantagem. Se você vive em temperaturas mais quentes o ar condicionado é recomendado para resfriá-los um pouco. Sendo uma raça braquicéfala eles mais provavelmente super aquecem podendo sofrer sensivelmente.

Shih Tzu preço

Um filhote de Shih Tzu têm preço na faixa de R$ 1.500 a R$ 3.000.

Mas antes de comprar lembre-se de procurar se existe um para doação nos abrigos para cães abandonados! Têm muito cachorrinho de graça precisando de um lar.

Curiosidades

Filhotes de Shih Tzu são muito espertos e rápidos para aprender truques. Se você possuir um Shih Tzu filhote saiba que o seu pequeno leão pode ser muito teimoso. Eles podem ser treinados como qualquer outro cão sendo muito bem sucedidos no adestramento. Como dono, você deve ser consistente com o treino e ambos vocês serão recompensados!

Os cães Shih Tzu são naturalmente atraentes para as pessoas de todos os caminhos da vida. A celebridade Mariah Carey possui dois, um chamado Bing e o outro Bong. O magnata da tecnologia Bill Gates também têm o seu e chama-se Ballmer. Curiosamente o nome do presidente que sucedeu-o no comando da sua empresa, Microsoft. A cantora Beyoncé é outra fã dos Shih Tzus e têm um chamado Munchie.

Beyoncé e Munchie

Você não precisa ser rico ou famoso para dar um tratamento real a um Shih Tzu. Se você está pronto para encontrar o seu próximo melhor amigo, procure um num abrigo de animais abandonados ou num criador ou loja na sua área.