Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Quando dar o primeiro banho no cachorro?

Quando dar o primeiro banho no cachorro
Foto por Matt Miller – flickr

Filhote é sinônimo de muita brincadeira, bagunça e, consequentemente… sujeira! Como qualquer ser vivo que acabou de chegar ao mundo, o filhote de cachorro encontra uma grande novidade em basicamente qualquer coisa.

A curiosidade em explorar todas estas novas possibilidades vai levá-lo, com frequência, a locais que o deixarão sujo, e isto é normal. Normal também será a sua vontade de cuidar ao máximo desse pequeno ser vivo, nunca deixando faltar nada a ele.

Porém, é importante ficar atento para que estes cuidados não sejam excessivos, acabando por trazer o efeito contrário e prejudicando o bichinho.

Os banhos são um exemplo: é compreensível que o dono preze sempre por deixar o cão limpo, principalmente quando filhote. Porém, detalhes como a idade mínima do primeiro banho deverão ser respeitados.

Antes de encher a banheira, confira as informações a seguir para descobrir quando dar o primeiro banho no seu cachorro.

Idade Mínima

Tão delicado quanto um filhotinho de cachorro, também é o assunto “saúde” como um todo. Por isso, a opinião de diferentes veterinários quanto ao momento ideal para o primeiro banho do cãozinho varia muito. O mais indicado é que você busque a opinião do seu veterinário de confiança. Ele conhece todas as características e particularidades do seu amigo de quatro patas, estando apto a orientá-lo com maior segurança.

Já adiantando a você, as opiniões mais comuns indicam uma espera de 45 dias a 12 semanas para o primeiro pulo na banheira. Existem vários motivos para não se precipitar nesse processo. Em primeiro lugar, o filhotinho muito novo ainda não consegue regular a temperatura de seu corpo, e tem a imunidade mais baixa: ele poderá passar frio ao ficar molhado, desenvolvendo complicações que ele não precisa neste momento da vida.

Também há teorias que defendem que é importante ele manter o cheirinho original de fábrica para a mamãe reconhecê-lo durante o período de amamentação. Além do fator tempo de vida, alguns profissionais também indicam pautar o momento do primeiro banho pela vacinação, organizando-se para que ele ocorra somente após a aplicação da primeira dose da vacina múltipla (V8 ou V10). Normalmente, ela ocorre quando o filhote alcança os 45 dias de vida.

Isso tudo significa que você precisa deixar o filhotinho sujo se (ou melhor, quando) ele aprontar uma encrenca maior? Claro que não! Até o momento certo da incrível descoberta da água chegar, você pode higienizar o filhote com uma esponja, paninho ou lenço umedecido.

Lembre-se de que o filhotinho já está passando por muitas coisas novas ao mesmo tempo: lidar com cheiros muito fortes e estranhos não precisa ser mais uma delas. Evite produtos perfumados com os cãezinhos.

Cuidados

Tudo na vida tem o seu momento certo, e a hora do banho completo do cachorro vai chegar mais rápido do que você imagina. Você pode, tranquilamente, dar banho no seu cãozinho em casa. Isso deixará dono e cão mais próximos, e poderão ser momentos divertidos para ambos.

No entanto, alguns cuidados devem ser observados: apesar de serem poucos e simples, não deixam de ser importantes. A temperatura da água deve ser morna, e o shampoo ou produto utilizado para a higienização deve ser próprio para filhotes. Assim, você terá certeza de que o produto não é forte demais para a pele do cão jovem, sensível por natureza.

Esteja atento para que o shampoo não entre em contato com os olhos, ouvidos e boca do cãozinho. Quando a hora da bagunça, digo, do banho, terminar, seque o filhote imediatamente com uma toalha limpa. Se ele for mais peludinho e precisar de secador para finalizar esta tarefa, priorize a função de calor menos intensa do seu aparelho.

Prontinho: daqui para frente, um cachorro molhado se sacudindo e encharcando o dono deixará de ser apenas cena de filme para você!

Referências:
http://www.dognotebook.com/when-is-the-right-time-for-a-puppy-to-take-the-first-bath/
http://dermatopet.com.br/caes-e-gatos/
http://www.arcabrasil.org.br/caes_e_gatos/vacinacao-caes.php
http://petcare.com.br/filhotes/banho-no-meu-filhote.php
http://www.fidosavvy.com/bathing-a-puppy.html
http://bellaabeagle.blogspot.com/2015/05/o-banho-do-filhote.html