Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Pequinês

pequinês
Foto por PhotoPieces – flickr

De aparência nobre e leonina, o Pequinês, embora seja pequeno, é um cãozinho muito valente e corajoso. Além disso é muito leal e faz questão de manter protegidos os seus donos.

História da raça

Evidências de testes de DNA confirmam que a raça de cachorro Pequinês, assim nomeada por causa da capital chinesa Pequim, é uma das mais antigas do mundo. Acredita-se que já existia há mais de 2000 anos na China, onde fazia companhia para a família imperial e a nobreza e foi mantido e protegido em palácios, nunca podendo sair destes.

Foi só a partir da década de 1860, que o Ocidente conheceu a raça, quando, durante a Guerra do Ópio, soldados ingleses invadiram Pequim e, por consequência, os palácios da capital.

Uma das descobertas dos soldados foram cinco espécimes da raça que guardavam o corpo de sua dona – que havia cometido suicídio – quando foram encontrados. Os cães então foram considerados como prêmios de guerra e foram levados para a Inglaterra, onde dois deles foram dados ao Duque e à Duquesa de Richmond e Gordon, e um foi dado à Rainha Vitória.

Em 1904 então foi fundado o primeiro clube dedicado à raça. A partir dessa época a raça Pequinês também passou a ser mais popular nos Estados Unidos, sendo que em 1906 foi registrado o primeiro exemplar da raça no American Kennel Club (AKC) e em 1909 foi criado o Pekingese Club of America. Hoje em dia a raça está na 83ª posição do ranking das raças mais populares nos EUA.

Aqui no Brasil a raça foi febre durante as décadas de 70 e 80, mas logo acabou decaindo em sua popularidade, pois, devido à grande demanda, houve muito descuido no cruzamento desses animais, o que acabou causando muitos problemas de saúde à raça. Atualmente quase não há criadores da raça em território brasileiro.

Características físicas

O Pequinês é uma raça de pequeno porte, pertencente ao grupo Toy. É um cão de longos pelos com uma aparência leonina, bem balanceado e moderadamente compacto. Os cães adultos podem medir de 15 a 23 cm e pesam em média de 3,2 a 6,4 kg.

Vejamos a sua aparência corporal. A cabeça é um pouco larga – mais larga do que profunda – com o crânio sendo moderadamente amplo, largo e reto entre as orelhas, largo também entre os olhos. O focinho é relativamente curto e largo. A trufa é larga, não muito curta com narinas largas e abertas. Os olhos são redondos e escuros, não muito grandes. As orelhas são em formato de coração, longas e com pelos abundantes que formam franjas.

O pescoço é relativamente curto e grosso. O tronco também é relativamente curto, com cintura evidente. A linha superior é nivelada. O peito é largo, com costelas bem arqueadas. A cauda é inserida alta, um pouco curvada sobre o dorso e possui longas franjas. Os membros anteriores são um pouco curtos e grossos, com ossatura forte. Os posteriores também são fortes e musculosos, mas são um pouco mais leves do que os anteriores. As patas são grandes e planas; as anteriores podem ser ligeiramente viradas para fora, já as posteriores devem apontar diretamente para frente.

A pelagem é moderadamente longa, reta, com juba comprida. Há franja nas orelhas, na cauda, na parte posterior dos membros e nos dedos. E, de acordo com a Federação Cinológica Internacional (FCI), todas as cores e marcas são permitidas, com exceção do albino ou cor fígado. Algumas cores padrões são o preto, preto e bronzeado, vermelho, vermelho zibelina, creme, cinza, fulvo e branco.

Pequines Infografico

Personalidade

O cachorro Pequinês, apesar de pequenino e de ter uma aparência fofa, é um cão muito corajoso e destemido. Ele também é confiante, vivaz e leal, estando sempre pronto para proteger os seus donos. Contudo, ele também é muito teimoso e pode dar trabalho em seu adestramento.

Saúde da raça e cuidados

Como todo cachorro, o Pequinês precisa de atividade física diária. Algumas brincadeiras e um passeio moderado por dia pode ser o suficiente. Porém, a raça é bastante sensível ao calor e, por isso, antes de sair de casa é sempre bom verificar como está a temperatura.

É preciso também ter bastante paciência com o cachorro da raça Pequinês, pois são teimosos e difíceis de treinar. Ele atende bem a elogios e carinho, mas pode te ignorar completamente se você tentá-lo corrigir de maneira mais dura.

Outros cuidados incluem:

  • escovação semanalmente dos pelos – antes, porém, de realizar a escovação, o ideal é umedecer a pelagem com um spray de água, para que, assim, se evite pelos quebrados;
  • limpeza facial. Limpe com um pedaço de algodão umedecido a região facial do cachorro para se evitar problemas dermatológicos, já que a pele na área é enrugada;
  • banhos, que podem ser dados uma ou duas vezes por mês;
  • aparação regular da pelagem para se evitar pelos emaranhados;
  • aparação das unhas a cada duas ou três semanas;
  • escovação dos dentes semanal.

Problemas de saúde comuns na raça: luxação patelar, síndrome braquicefálica, catarata, fenda palatina, entrópio, criptorquidia, distiquíase, cilia ectópica, dermatite de dobra, hidrocefalia, atrofia progressiva da retina, doença do disco intervertebral, síndrome de ceratopatia de exposição.

O lugar ideal para a raça viver

O lugar ideal para o Pequinês viver é dentro de casa, seja numa mansão ou num apartamento. Aliás, esta é uma ótima raça para se ter em um apartamento, devido ao seu pequeno porte.

É também preciso levar em conta a temperatura ambiente. Como os Pequineses possuem um focinho curto, eles apresentam mais dificuldade para respirar e desta forma são mais sensíveis ao calor.

Portanto, não se esqueça de deixar o ar condicionado ou o ventilador ligado para esses cãezinhos não sofrerem tanto quando for verão.

Curiosidades sobre a raça

  • Como acreditava-se que o Pequinês tinha se originado do Buda, a raça estava muito presente em templos, o que quer dizer que o Pequinês possuía uma função e não era apenas um mero cão de companhia. Tal função seria a de combater pequenos demônios que estivessem infestando o templo ou palácio.
  • Pessoas famosas que possuem ou que possuíram Pequineses: Elizabeth Taylor, Betty White, Jennifer Gray, Joan Rivers, Donald Trump, Joe Jonas, Marilyn Monroe e muitas outras.

Mais raças

Shih Tzu
Jack Russell Terrier
Schnauzer
Buldogue Inglês
Akita
Chow Chow
Sharpei
Yorkshire Terrier
Cane Corso
Chihuahua
Border Collie
Bichon Frisé
Malamute do Alasca
Beagle
Golden Retriever
Dogue Alemão
Basset Hound
Maltês
Lulu da Pomerânia
Buldogue Campeiro
Pastor Belga
Boiadeiro de Berna
Buldogue Francês
Fox Paulistinha (Terrier Brasileiro)
West Highland White Terrier