Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Onde encontrar filhotes de cães para adoção

Onde encontrar filhotes de cães para adoção

Foto por Rima Kas – flickr

20 milhões: esse é o número estimado pela Organização Mundial da Saúde de cães abandonados no Brasil. Ao mesmo tempo, somos um dos países com mais cães de estimação proporcionalmente à população: 44% dos domicílios brasileiros tem pelo menos um cachorro como pet. Ou seja, amamos cães e não negamos! Por isso, temos potencial para solucionar o problema do abandono, através da adoção consciente e de muito amor para dar.

Se chegou o momento de você ter mais alegria em sua vida, saiba que ela pode estar por aí em algum lugar, em forma de um peludinho. Confira algumas dicas de onde encontrar filhotes de cães para adoção.

ONGs e grupos de resgate

Felizmente, existem muitas pessoas que doam o seu tempo e esforços para combater o abandono e maus-tratos aos animais, organizando ONGs, abrigos e grupos de resgate. Naturalmente, estes voluntários não podem ficar com todos os animais que encontram. Por isso, um de seus maiores esforços é justamente encontrar donos responsáveis para os bichinhos.

Confira algumas destas ONGs e grupos de apoio aos animais de norte a sul do Brasil:

ARACAJU – SE

BELÉM – PA

BELO HORIZONTE – MG

BOA VISTA – RR

BRASÍLIA – DF

CAMPO GRANDE – MS

CUIABÁ – MT

CURITIBA – PR

FLORIANÓPOLIS – SC

FORTALEZA – CE

GOIÂNIA – GO

JOÃO PESSOA – PB

MACAPÁ – AP

MACEIÓ – AL

MANAUS – AM

NATAL – RN

PALMAS – TO

PORTO ALEGRE – RS

PORTO VELHO – RO

RECIFE – PE

RIO BRANCO – AC

RIO DE JANEIRO – RJ

SALVADOR – BA

SÃO LUÍS – MA

SÃO PAULO – SP

TERESINA – PI

VITÓRIA – ES

Feiras e eventos

Além de sua presença online, muitos destes grupos de apoio aos animais abandonados organizam feiras e eventos. Para donos de primeira viagem, estes encontros são a melhor pedida, pois poderão conversar com os voluntários e entender todas as responsabilidades envolvidas na adoção do filhote.

Fique de olho nos sites e redes sociais das ONGs e grupos de resgate da sua cidade ou região: geralmente estas feiras são divulgadas por lá. Para os corações mais moles, fica o alerta: o risco de rolar paixão à primeira vista com um filhotinho nestes eventos é grande!

Grupos em redes sociais

Seja por terem encontrado um cãozinho abandonado, ou por terem uma ninhada de sua cachorrinha em casa, muitas pessoas participam de grupos nas redes sociais para encontrarem o lar perfeito para os filhotes. Basta buscar por termos relacionados à adoção de animais juntamente com seu estado ou cidade nas redes sociais e fazer parte dos grupos.

Alguns exemplos destes grupos são:

Aplicativos

Conferir e-mails, checar as redes sociais e… achar um cãozinho para adoção? Isso mesmo: atualmente existem aplicativos para todas as finalidades, inclusive conectar cães para adoção com candidatos a novos donos. Adote Pets, Au.Dote, Catioro Go e 101 Viralatas são apenas algumas das opções.

Comunicação com amigos e vizinhos

Por fim, nada melhor do que o bom e velho bate-papo com os conhecidos para espalhar seu desejo de adotar um cãozinho. Muitas vezes, algum familiar, amigo ou vizinho tem ou conhece alguém que tenha filhotes para doação. O amor pode estar mais perto do que você imagina!

Independente da forma como você encontrará o seu filhotinho, sempre vale lembrar que a adoção de um cachorro é um ato de extrema responsabilidade, que mudará sua vida por muitos anos. Se você está pronto para a missão, aproveite estas dicas e boa busca pelo seu novo companheiro!