Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

O Que é o Cão Alfa

O-que-é-o-cão-alfa

O conceito do cão alfa é uma longa tradição em adestramento, mas nem sempre entendido e tendo seguidamente muitos mitos e meias-verdades associadas a si. O conceito foi incorporado em adestramento de cães e tornou-se altamente popularizado com livros e shows de TV, mas pode deixar um dono de cão em confuso também.

No senso mais puro, Alfa diz respeito a se destacar numa matilha de cães como o indivíduo número um. O conceito vêm diretamente de lobos e a observação de lobos cativos. Na sociedade dos lobos, existe uma relação entre lobos estabelecida via hierarquia, e essa estrutura mantém a matilha livre e segura.

Sem entrar muito no detalhe dos lobos e como os papéis se estabelecem entre eles, o que podemos dizer é que algumas dessas idéias passam adiante para os nossos caninos domesticados. A tradução não é tão pura, porém, e esse é o problema.

Adestradores têm tentado pegar a informação aprendida dos lobos e aplicar diretamente nos cães, mas você não pode fazer isso totalmente. Enquanto a essência é muito similar, uma falha é que cães não se relacionam com pessoas da mesma forma que se relacionam com outros cães.

Nossa comunicação não é tão clara e bem definida, e a relação é diferente. O que uma pessoa pode definir como sendo Alfa têm pouco a ver com como o cão percebe isso, e pode ainda ter problemas entre o humano e o cão.

Adestramento têm dito às pessoas que existe uma série de regras a serem seguidas para estabelecer o papel de Alfa sobre o cão, e isto inclui coisas como sair pela porta primeiro e fazer o cão comer em segundo após as pessoas. Estes conceitos vêm de teorias Alfa de como você aplica papéis numa matilha de cães com humanos. Infelizmente, existem muitos cães que não são bem treinados e não ouvem os humanos na família mesmo com as chamadas ditas regras Alfa. É porque o conceito não é completamente compreendido em uma matilha de cães com humanos.

Eu prefiro remover o termo Alfa quando discutindo este assunto porque acredito ser um termo sobrecarregado onde alguém pensa que entende o que significa quando nós estamos realmente falando de coisas diferentes. Em vez disso prefiro discutir estrutura, respeito e liderança. É melhor pensar em você como um líder aos olhos do seu cão do que o Alfa pois isso irá ajudá-lo e se guiar melhor.

Os cães possuem uma estrutura hierárquica, mas é fluida por natureza. Não é escrito na pedra. Os papéis nas relações podem mudar a qualquer momemento e são variáveis. Podem ser influenciados por idade, doença, adicionando novos cães ou outros animais ou mesmo novas pessoas. Stress e mudanças no ambiente podem também causar mudanças na matilha. Os papéis são definidos simplesmente por como os cães se relacionam um com os outros. Em uma matilha saudável existe pouca agressão e os papéis são mantidos por respeito. O uso de agressão é largamente desnecessário já que os cães entendem o seu lugar na dinâmica do grupo. Isso cria harmonia. Mas os papéis podem mudar ao longo dos anos. O cão que foi uma vez considerado como o líder pode ficar velho ou doente e um mais novo poderá emergir para o topo.

Agressão em uma matilha pode acontecer quando a dinâmica não é bem aceita ou quando existe conflito. O conflito pode vir de dois ou mais cães que competem pela mesma posição ou pelos mesmos recursos. Isto é mais comum quando os cães são do mesmo gênero. Pode também haver interferência de humanos que pode levar a agressão. Pode ser difícil dizer qual cão é de fato o líder. Os humanos tendem a favorecer um cão em relação ao outro por razões que não têm nada a ver com a dinâmica da matilha. Porém, isto pode gerar grandes problemas. A interferência humana pode de fato encorajar alguma agressão a medida que os cães buscam por atenção e recursos. Em alguns casos um cão que geralmente é observado como o mais provável líder da matilha não é favorecido. Um exemplo é quando um pequeno cão é altamente favorecido em relação a um cão muito maior. Enquanto isto pode não ser sempre problemático, no fim depende dos cães envolvidos.

Estrutura hierárquica ocorre em matilhas de humanos e cães também, mas é diferente do que entre cães. Nós não nos comunicamos como cães, e pode parecer confuso para cães quando tentamos fazer isso. É por isso que adestramento deve ser usado para estabelecer respeito e estrutura com o seu cão. É assim que um humano torna-se líder aos olhos do cão. Alfa não deve ser interpretado como uma punição física, puxão de orelha, derrubar um cão no chão, rolá-lo nas suas costas, ou inúmeras outras táticas frequentemente promovidas às pessoas como forma de se tornar Alfa. Em vez disso, esses tipos de comportamento podem de fato causar agressão em relação ao humano porque em vez disso o cão percebe como confronto. Você nunca deve criar confrontamento físico com o seu cão. Nunca ouvi falar de alguém que tenha mordido o seu cão para estabelecer a regra Alfa! Isto nunca é uma boa ideia pois muitos cães usam agressão em confronto para se defender do agressor. Você não quer que o seu cão veja você ou qualquer humano como um agressor.

A relação entre cão e humano é uma parceria, e você idealmente dever ser o líder dessa parceria. Sempre têm que haver um líder em todas as relações, ambas humanas e caninas. A ideia de ser o líder está longe de estar tão prejudicada quanto o termo Alfa. Permite a você usar treinamento e respeito para desenvolver um cão que ouve você. Ser um líder é realmente sobre usar o conceito de adestramento para mostrar ao seu cão o que você gostaria que ele fizesse. Não existe negatividade ou confrontamento associado com isso de forma alguma.

 
Ração Hill’s Adulto Raças Pequenas aqui.