Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Golden Retriever

golden retriever
Foto por Franco Vannini – flickr

Golden Retriever é aquela raça que faz a gente acreditar de vez que existe, sim, amor à primeira vista. Impossível conhecer um e não se apaixonar logo de cara.

Ele é lindo, exuberante, dócil, simpático e muito inteligente. Mas por trás daqueles olhinhos esbanjando serenidade e dos maravilhosos pelos em tons de dourado, há muitas outras coisas que você precisa e deve saber. Tá curioso? Então, vem com a gente conhecer as principais características e curiosidades da raça.

Ah e depois da leitura, só tenho uma certeza: Você irá se apaixonar ainda mais e oferecer casa, comida, roupa lavada e o principal: Muito amor. Afinal, amor é o que ele mais quer receber e o que mais tem pra oferecer em triplo de volta para o seu dono.

Origem do Golden Retriever

O gosto da raça pela água não nega sua origem, que data do século XIX na região da Escócia. Na época, os cães Golden foram desenvolvidos por Lord Tweedmouth com o objetivo de criar cães para a caça de aves, tanto em água como em terra firme.

Em um primeiro momento, houve o cruzamento entre uma fêmea do já extinto Tweed Water Spaniel e de um retriever de cor amarela. Os filhotes gerados constituíram a sua base genética, que foi aprimorada por meio de outras raças, como alguns retrievers, o Setter Irlandês e o Cão D’Água de São João (cão que deu origem ao Labrador Retriever).

No ano de 1908 o Golden Retriever foi exposto pela primeira vez na Inglaterra, já em 1911 recebeu o nome de Retriever (Golden e Yellow). Dois anos depois, foi fundado o Golden Retriever Club of England, momento que o nome que usamos até hoje foi finalmente atribuído.

O American Kennel Club (AKC) só reconheceu a raça doze anos mais tarde, em 1925. A partir daí, os cães da raça Golden Retriever foram se tornando cada vez mais populares como bichinho de estimação de milhares de lares e considerados um exemplo de competição e obediência.

Golden Retriever Infografico

Características Físicas

Mesmo sendo considerado um cão de porte médio, possuindo de 55 a 61 cm, o Golden Retriever conserva aquela carinha de filhote até mesmo depois de velhinho. O que o torna ainda mais fofo e charmoso, né?

Entre suas características próprias, vemos os olhos castanhos escuro e pequenos, as patas e a cauda longas, o focinho reto e as orelhas caídas na altura da bochecha. O peso de um Golden Retriever fica entre 27 e 34 quilos.

A pelagem do Golden Retriever é lisa ou ondulada, sempre com pelos longos e dourados, passando de tons de dourado claro até o escuro. É muita beleza pra um cão só!

Personalidade e temperamento do Golden Retriever

Quem tem um não nega: Se o Golden é bonito para olhar e admirar, se torna ainda mais quando se tem em casa. A lista de qualidade parece ser infinita: Eles são meigos, amigáveis, dóceis, alegres, fortes, ágeis, mansos e estão sempre prontos pra aprender e para agradar seu dono. Como se não bastasse todos esses adjetivos, a capacidade de obediência competitiva dessa raça impressiona a todos.

O Golden é aquele tipo que faz novas amizades a cada esquina, aceitando com gosto carinho de pessoas da família e de estranhos, sem preconceitos. De tão sociável, se dá muito bem também com outras raças caninas e até mesmo com outros animais domésticos. Tem energia pra dar e vender e é muito brincalhão, sendo a companhia perfeita para crianças.

Além disso, são também muito adaptáveis, se saindo bem em diferentes realidades e ambientes. Companheiros, estão sempre por perto para brincar e correr com seus donos. Quando se trata desses momentos, eles adoram brincadeiras que incluam buscas e amam carregar coisas com a boca. Não é à toa que o termo ‘retriever’ (do inglês) possui como significado ‘aquele que traz algo’.

Tá achando muito bom pra ser verdade? Pois é, asseguro que falei pouco perto da lista de virtudes da raça. Mas fique sabendo: Goldens precisam de exercícios físicos e mentais diariamente. Se não existir companheirismo, atividade e carinho por parte do dono, eles podem apresentar um comportamento nada típico da raça.

Ou seja, se você está pensando em ter um cão para mantê-lo muito tempo sozinho no quintal de casa ou para servir como cão de guarda, o Golden Retriever, definitivamente, não é a raça mais indicada para você. Caso contrário, ele com certeza será, de longe, o melhor amigo que você terá na vida.

Como cuidar de um golden retriever

Como qualquer cachorro, ter um Golden exige cuidados e responsabilidades. Para manter a saúde dos pelos e da pele, é necessário escovar a raça 3 vezes na semana e os banhos devem ser realizados de quinze em quinze dias.

Mas e Golden Retriever solta pelo? Sim, mas o hábito da escovação minimizará a perda de pelos pela casa, ou seja, cuidar da pelagem do seu amigo trará vantagens não apenas ao cãozinho como aos seus donos. Então, nada de preguiça nesse quesito. Até porque, convenhamos, chega a ser terapêutico pentear seus lindos e longos pelos dourados.

Os Goldens são conhecidos ainda por adorarem comer, é preciso ficar atento para que não se tornem obesos. Como já dito, o Golden gosta mesmo é de companhia, por isso não deve ficar sozinho por longos períodos. Aliás, justamente por ser tão companheiro e dócil, essa raça merece atenção redobrada para que fique protegida, principalmente dos excessos das crianças.

É recomendado ensiná-lo desde pequeno para que não existam comportamentos indesejáveis quando adulto. Tarefa nada difícil, visto que é um cão extremamente inteligente e que aprende facilmente qualquer comando.

A displasia coxo-femural é um problema genético típico da raça e por isso ao se escolher um filhote de golden retriever é importante saber a procedência do animal. Esse pequeno detalhe evitará muitas dores de cabeça e com certeza assegurará anos de parceria com seu Golden.

Depois disso tudo, me diz: Tem como não se apaixonar por um Golden Retriever? É, acho que ficou bem claro o motivo pelo qual essa raça é conhecida por possuir o pelo e o coração de ouro, não é mesmo?

Quanto custa um cachorro Golden Retriever?

Para quem se interessou e quer comprar um, o preço do golden retriever filhote fica em torno de R$ 1.800.

Mas antes de comprar lembre-se de procurar se existe um para doação nos abrigos para cães abandonados! Têm muito cachorrinho de graça precisando de um lar.

Curiosidades da Raça

    • O Golden Retriever é uma das raças mais populares do mundo. É hoje a segunda raça em número no Japão, terceiro na Inglaterra e quarto nos EUA.
    • A raça ocupa também a 4ª posição no ranking de inteligência dos cães
    • É comum ver exemplares de Golden na tela da TV e dos cinemas, como no grande sucesso ‘Air Bud’ e nas famosas séries ‘Full House’ (‘Três é demais’ no Brasil) e ‘Punk – a levada da breca’.
    • Os Goldens são frequentemente escolhidos para prática da Terapia Assistida por Animais, que por meio de animais presta auxílio ao tratamento médico de pessoas com artrite, paralisia, câncer, autismo, Alzheimer, problemas cardíacos e até depressão.
    • Além disso, por obedecerem facilmente seus donos, são considerados ótimos cães-guias para deficientes visuais, auditivos e físicos, sendo treinados até mesmo para pegar coisas que caíram no chão ou estão longe do alcance de um cadeirante, por exemplo.
william bonner golden retriever
  • Muitos famosos possuem um Golden pra chamar de seu. Entre os astros internacionais temos: Nick Jonas, Pamela Anderson, Oprah Winfrey, Adam Levine, Blake Shelton, Ryan Reynolds, Jimmy Fallon, James Marsden, Betty White, Colbie Caillat e Jackie Chan. Já entre os nacionais que se encantaram pela raça, temos: Cauã Reymond (o ator tem três), Carol Castro, Fiorella Matheis, William Bonner, Thiago Martins, Alinne Moraes, Sergio Marone, Rafael Cardoso, o jogador Fred e a repórter Fernanda Gentil. Tá esperando o que para se juntar a lista dos que têm um Golden só seu também?