Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Os 8 Estágios de Desenvolvimento de um Filhote

filhote de cachorro

Pode parecer que filhotes de cães pulam da infância direto pra adolescência no piscar de um olho, mas se você prestar atenção de perto, pode notar que o crescimento não acontece de uma só vez. Independentemente da raça, todos os filhotes passam por diversos estágios de desenvolvimento desde o seu primeiro dia na terra até sua maturidade, quando alcançam o seu potencial total. Considere porém que estes estágios não são exclusivamente ditados por mudanças físicas mas mentais também. Profissionais do comportamento seguidamente se referem a esses estágios como “críticos” em função do seu efeito duradouro no futuro comportamento do cão. Aprender mais sobre esses estágios pavimenta o caminho em direção ao melhor entendimento do seu filhote e lhe dá uma importante vantagem no que esperar nas semanas e meses que irão se seguir.

Estes são os 9 estágios da infância de um cão.

Estágio 1: O período Neonatal – 0 a 2 semanas

Assim como o nome sugere, este é o primeiro estágio da infância do cão e começa no dia em que ele nasce. Nascido cego, surdo, sem dentes e sem poder controlar sua temperatura, os filhotes são criaturas bastante vulneráveis nos primeiros dias depois do nascimento. Ainda bem, a mãe é bastante protetora e toma cuidado deles. Irá esquentar os filhotes, alimentá-los, limpá-los e ajudá-los a eliminar lambendo o seu traseiro. Os filhotes nesse estágio dormem bastante, algo por volta de 90% do tempo e se contorcem muito durante o sono. Os 10% remanescentes são gastos se alimentando. Seu sistema imune se desenvolve pela ingestão do leito materno, um líquido chamado colostro, que é muito rico em anticorpos. Esta imunidade irá protegê-lo de doenças durante suas primeiras semanas de vida. A pesar de cegos e surdos, os filhotes nesse estágio são capazes de usar o seu faro bem o suficiente para detectar sua mãe de forma que podem engatinhar para seu cuidado.

Estágio 2: O Estágio Transacional – 2 a 4 Semanas

Neste estágio, os filhotes tornam-se exploradores à medida que o mundo se apresenta a seus olhos. De fato, neste estágio os olhos dos filhotes se abrem e a sua audição se desenvolve. Já que os filhotes agora podem ver suas mães e irmãos, podem começar a aprender o ABC da sociedade canina. Durante este tempo, os filhotes também ganham mais força nas pernas e tornam-se capazes de ficar nas quatro patas. À medida que vão tropeçando, a vontade de brincar começa a despertar e os filhotes aprendem a se comunicar por meio de novas vocalizações. Enquanto durante o estágio neonatal os filhotes estão totalmente dependentes da sua mãe, no estágio transacional começam a ganhar um pouco de independência. Eles começam a eliminar por si só e o seu primeiro dente nasce. Não é incomum ver alguns filhotes já interessados no pote de comida da mãe e alguns podem acabar até pegando uma provinha.

Estágio 3: O Estágio da Socialização – 4 a 12 Semanas

Na semana quatro, a janela crítica da socialização se abre. Durante este tempo, o criador deve começar a expor os filhotes a experiências positivas que terão um efeito duradouro no comportamento futuro dos cães. Agora que os cães são capazes de caminhar mais, continuarão a brincar, e por meio de brincadeiras com seus irmãos, irão aprender lições valiosas sobre inibição da mordida. Quando um filhote é muito duro, o seus irmãos alertam para que seja mais gentil com os seus dentes. Por volta de 4 semanas, a cadela irá começar a produzir menos leite. Com o desenvolvimento de dentes afiados, a amamentação se torna dolorida para a mãe e sua relutância em alimentar seus filhotes dá inicio ao processo de desmame. Os filhotes podem agora começar a provar novas fontes de alimentação. Uma vez que os filhotes chegam a 8 semanas, devem estar completamente desmamados e prontos para ir para suas novas casas. Embora, algumas raças menores fiquem melhores ficando com sua mãe e irmãos até as 12 semanas.

Estágio 4: Primeiro Período do Medo – 8 a 11 semanas

A fase do medo se sobrepõe um pouco com a fase da socialização. Quando os filhotes são enviados para suas novas casas, por volta de 8 semanas, irão passar pela primeira fase do medo, que acontece entre 8 e 11 semanas. Durante este tempo, os filhotes podem ficar assustados e não devem ser expostos a situações que possam assustá-los como, por exemplo, serem enviados numa viagem para outro lado do mundo ou passar por cirurgias eletivas. Com uma exposição gentil, cuidando para não estimulá-los demasiadamente, os filhotes podem continuar a ser socializados com sucesso. Evite locais frequentados por cães de rua ou não vacinados, pois nesse estágio o seu filhote é vulnerável a doenças infecciosas potencialmente fatais. Este é um bom momento para iniciar sessões de adestramento com um bom adestrador.

Estágio 5: Sênior – 12 a 16 Semanas

Este é um estágio pré-adolescente onde o filhote pode se engajar em comportamentos de teste para verificar o que é aceitável e com o que ele pode se sair livre. Morder bastante é bem comum nesta fase e você deve prover regras claras e consistentes sobre o que é e o que não é permitido. Os filhotes neste momento precisam de um ambiente estruturado, mas devem ser tratados com carinho. Comportamentos de mordiscar devem ser redirecionados para os brinquedos apropriados. Fazer exercícios irá ajudar o filhote aprender a aproveitar o toque para as visitas futuras no veterinário e na pet shop. Elogiar e recompensar respostas apropriadas irá ajudar a formar uma atitude positiva.

Estágio 6: Instinto Voador – 4 a 8 Meses

Durante este tempo, os filhotes começam a testar suas asinhas para “levantar vôo”. Irão ficar mais independentes e podem ficar cheirando por tudo ignorando totalmente os seus pedidos de voltar para você. Este é um bom momento para polir o comando de chamar tornado ele realmente interessante. Sempre mantenha o seu filhote na guia quando não estiver numa área fechada. Durante este tempo, você pode notar também um aumento nas mordidas. Esteja certo de ter diversos brinquedos para o seu cão brincar de morder.

Estágio 7: Estágio Adolescente: 6 a 18 meses

Como já diz o nome, espere mais comportamentos de teste do seu cão adolescente. Este estágio pode ser consideravelmente menor em cães de raças menores e consideravelmente maior nas raças maiores. Quando os cães atingem este estágio, eles estão geralmente atingindo a maturidade sexual e a marcação de território com urina nos machos intactos. Fêmeas podem entrar no cio e machos podem começar a procurar uma fêmea. Alguns cães neste estágio podem também começar a ficarem menos amigos de outros cães e as primeiras brigas podem surgir entre cães. Não se desanime com todas essas mudanças. Este é um bom momento para registrar o seu filhote em aulas de obediência para mantê-lo ativo e estimulado. Após a fase adolescente, o seu cão terá atingido a maturidade social e se tornará um adulto geralmente entre 12 meses e 3 anos de idade.

Estágio 8: O Segundo Período do Medo – 6 a 14 Meses

Este período do medo coincide com o meio da fase adolescente e geralmente tem um impacto maior que o primeiro período do medo. Os cães neste momento já são bem grandes e seus comportamentos de medo podem parecer mais preocupantes. Cães afetados podem ficar relutantes em experimentar novos estímulos ou podem ser preocupar com alguns já familiares. Estes cães podem ser ajudados não os forçando a enfrentar os seus próprios medos até que estejam prontos para isso. Dessensibilização juntamente com condicionamento irão ajudar.

Mesmo que todos os cães passem por estágios de desenvolvimento, é importante notar que os estágios de desenvolvimento tendem a variar um pouco de um filhote para outro e nem todos irão exibir as mudanças de comportamento listadas acima. Assim como com as pessoas, os cães são indivíduos e não existem regras escritas em pedra. Independentemente, todos os cães parecem passar pela irresistível infância, a desafiadora adolescência e a fase mais suave de adulto seguida pelos anos mais calmos da senioridade.

Receba dicas sobre cães por e-mail!
Inscreva-se e ainda receba o artigo bônus
10 Coisas Todo Dono de Cão Deve Saber