Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

É normal um filhote de cachorro dormir muito?

É normal um filhote de cachorro dormir muito

Foto por Ian Worley – flickr

Filhotinho novo chegando ao lar, expectativa nas alturas! É impossível segurar a ansiedade quando a família está prestes a ganhar um novo membro de quatro patas: todos já imaginam horas de brincadeiras, passeios e diversão com a fofurinha. No entanto, quando o cachorro chega à nova casa, a realidade costuma ser outra. A fofura continua lá, mas as horas de brincadeiras, na realidade, transformam-se em horas e mais horas de sono profundo. Mas então é normal um filhote de cachorro dormir muito?

Dono de cachorro geralmente já está constantemente atento à saúde do bichinho. Quando é filhote, então, o cuidado sempre é redobrado. Por isso, questionar se tantas horas de sono do filhote são normais é comum, uma vez que parecem representar um problema de saúde.

Enquanto seu filhote dorme com os anjinhos caninos, siga a leitura para entender mais sobre o sono dos cachorrinhos.

O sono do filhote de cachorro

Assim como bebês humanos, os filhotes de cachorro passam boa parte do dia dormindo, sim. Isso é normal, e não representa nenhum tipo de enfermidade.

Quando o cachorro é recém-nascido, sua “agitadíssima” rotina envolve apenas duas atividades: comer e dormir. Como a primeira delas deverá ocupar apenas 10% do seu tempo, adivinha como ele gasta os outros 90%? Exatamente, de olhinhos fechados.

Mesmo depois de passar da fase de recém-nascido, até os três meses de idade é normal o dorminhoco passar até 20 horas do dia dormindo. À medida que o cãozinho vai crescendo, esse período vai diminuindo, passando para uma média de 16 a 18 horas para filhotes maiores e 9 e 11 horas para cães adultos. Ou seja, mesmo depois de totalmente crescidos, a caminha continuará sendo uma das melhores amigas dos peludos.

Por que os filhotes dormem tanto?

Por fora, um cão dormindo pacificamente. Por dentro, crescimento a todo vapor! As horas de sono sem economia são importantes para o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso central do cão, além de reforçarem e tonificarem seus ossos e músculos e fortalecerem o seu sistema imunológico. Além disso, o cachorro filhote está aprendendo muita coisa ao mesmo tempo, tanto da rotina da casa quanto dos comportamentos e hábitos que os donos esperam dele. E cansaço e aprendizagem definitivamente não combinam.

Portanto, se você pensava que esse cochilo todo significava doença, é exatamente o contrário: um cãozinho saudável e bem-educado está em fase de desenvolvimento. Ufa, crescer cansa! No entanto, se nos períodos em que o filhote estiver acordado ele parecer apático e sem energia, esse é um sinal de que é hora de ir ao veterinário.

Com todos esses benefícios da soneca em mente, o conselho é: deixe o pequeno dormir. Isso vale especialmente para as famílias que têm crianças, pois geralmente estas estão extremamente empolgadas para brincar com o cãozinho e tendem a acordá-lo com muita frequência.

Então, enquanto você espera pacientemente esse crescimento regado a muito travesseiro e ronco acontecer, aproveite as horas de soninho do seu pet para babar por ele e tirar muitas fotos, porque filhote de cachorro dormindo é uma das coisas mais fofas do mundo!