Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Dogue Alemão

Foto por Therese Banström – flickr

Lá vem ele! Longas passadas, postura elegante e imponente, assim o Dogue Alemão apresenta o seu cartão de visitas.

O porte gigante impõe respeito, mas apenas aos desconhecidos, pois ele é classificado pelos donos como um cão amigável, paciente e confiável. Sabe aquele amigo grandão que só quem o conhece sabe o quão doce e amoroso ele é?

Pois bem, muito prazer, sou o Dogue Alemão. Confira a seguir tudo sobre as características da raça, os cuidados com a saúde, a personalidade e as curiosidades do mais novo amigão da família.

História e Origem da Raça

A imponência, a força e a agilidade do cachorro Dogue Alemão preencheram os requisitos de caçadores, que buscavam um companheiro na caçada de animais maiores e rápidos, como javalis, lobos e até touros. Foi assim que esta raça se popularizou pela Europa, segundo registros, já na Idade Média e é por isso também que o Dogue é considerado um ótimo cão de guarda.

Curiosamente, a raça Dogue Alemão também é conhecida mundo afora como Dinamarquês ou Grande Dinamarquês. Muito provavelmente, este é um resquício das inúmeras denominações que este tipo de cão já recebeu. Fato é que esta raça é realmente bastante antiga, mas você sabia que é possível que a Cleópatra tenha tido um amigão como este?

Pois é, há registros em figuras egípcias há 3000 anos a.C. e também na literatura chinesa de 1121 a.C. sobre um cão com características semelhantes ao cachorro da raça Dogue Alemão. Apesar disso, só no século XIX, em 1878, uma comissão de criadores alemães decidiu dar uma única nomeação para o cão (Deutsche Dogge) e ele ficou registrado como de origem alemã.

A maioria dos autores defende que ele surgiu do cruzamento entre o Mastim Inglês e o Lébrel Irlandês.

Características Físicas

Não é à toa que, de acordo com o Guinnes Book, o Dogue Alemão Zeus é o maior cão do mundo com 1,12 m de altura na cernelha. Em média, as fêmeas têm mais de 70 cm de altura na cernelha e os machos mais de 80 cm.

Por conta disso, apesar de dóceis e amigáveis com toda família, recomenda-se estar sempre atento quando o Dogue brinca com as crianças pequenas, pois eles se esquecem que são grandalhões e podem causar pequenos acidentes. Com peso podendo passar dos 70 kg, seus abraços também podem derrubar um adulto, mas nada que um adestramento de comportamento não dê jeito.

Os Dogues possuem pelos curtos, brilhantes e grossos, os quais facilitam a limpeza. O corpo do animal é forte e musculoso e suas pernas se posicionam quase sempre de forma reta. A cauda possui um formato largo na base e fino na ponta.

O American Kennel Club lista mais de 15 cores diferentes de pelagem do Dogue Alemão, no entanto, identifica nove cores como padrão: preto, preto e branco, azul (cinza azulado), tigrado, castanho amarelado, arlequim, mantado, merle (manchas pretas sobre uma pelagem de base cinza) e branco.

Dogue alemão infografico

Personalidade e Temperamento

Se realmente em algum momento de sua história o Dogue Alemão passou pela Ásia, com certeza adquiriu nestas terras a sabedoria de se manter calmo e equilibrado em qualquer situação. O porte gigante cria uma imagem de cão feroz e, definitivamente, há um choque aí de imagem x realidade.

Sua constância emocional faz com que ele só use a sua força se for absolutamente necessário. A agilidade deste amigão facilita no ofício de proteger grandes áreas.

É leal, dócil e amigável com a família, mas ficar sozinho não é para ele, pois sua sensibilidade o deixa carentão do amor de seus donos. Também costuma buscar afeto físico com o seu dono, fato que lhe rende o apelido de “Gigante Gentil”.

Geralmente, se relacionam bem com outros cães, outros animais e têm uma relação reservada com humanos desconhecidos. Os treinadores o classificam como um cão de fácil adestramento.

Cuidado com a saúde e o ambiente do Dogue Alemão

Apesar de ser conhecido como o Apolo dos Cães (mais um de seus apelidos), os Dogues necessitam de alguns cuidados para crescerem com saúde. Como esta é uma raça de rápido crescimento, é importante ficar atento na alimentação e não exagerar nas atividades físicas do dogue alemão filhote.

Eles vão adorar passear contigo, mas, enquanto cresce, fica a dica para fazerem passeios curtos, senão podem desenvolver problemas ósseos. O cuidado com o peso também é essencial, pois costuma ganhar peso fácil e tem dificuldade para perder. Duas refeições por dia é o bastante.

Por conta do seu estômago longo, esta raça está sujeita a uma enfermidade conhecida como torção gástrica. Para evitar o problema, fique atento para evitar que o cão beba muita água ou faça exercícios após as refeições.

O pelo curto facilita o cuidado com a higiene. A American Kennel Club recomenda uma escovação por semana e aconselha que banhos ocasionais são suficientes para deixar o seu companheiro limpo e saudável.

Quanto custa um dogue alemão?

O preço do dogue alemão filhote é aproximadamente R$ 1.500.

Mas antes de comprar lembre-se de procurar se existe um para doação nos abrigos para cães abandonados! Têm muito cachorrinho de graça precisando de um lar.

Curiosidades da Raça

  • O personagem dos quadrinhos Scooby Doo é o Dogue Alemão mais famoso. O criador do personagem, o designer Iwao Takamoto, resolveu desenhar Scooby-Doo da forma oposta da descrita pelos criadores, com pernas tortas, queixo proeminente e uma cor não aceita pelo padrão oficial da raça.
  • A cantora pop Lady Gaga utilizou Dogues Alemães arlequins em vários de seus videoclipes.
  • Muitos famosos já se encantaram pela doçura do Grande Gentil, entre eles estão Cameron Diaz, Kendall Jener, Karolina Kurkova, Bruce Lee e Franklin D. Roosevelt.
  • O Brasil é o segundo país com maior número de registros de Dogues Alemães, só fica atrás dos Estados Unidos
  • Os criadores tinham o hábito de cortar as orelhas dos Dogues, mas este procedimento doloroso e desnecessário já não é mais exigido e tem caído em desuso.