Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Como evitar que a cadela fique prenha

Foto por Colin – Flickr

Sem dúvida alguma, a melhor maneira de evitar que uma cadela fique prenha é realizar a sua castração. Mas, caso a sua castração não seja possível, por algum problema de saúde, ou pela idade do animal, há algumas medidas que os donos podem tomar.

O primeiro passo é entender como ocorre o cio. Na média, as cadelas alcançam a maturidade a partir dos seis meses de idade (raças de porte maior tendem a alcançar a puberdade com mais idade), o que quer dizer que a partir dessa idade elas já podem engravidar.

Uma vez então que elas tenham atingido essa maturidade, passam a entrar no cio duas vezes ao ano. E como fazemos para reconhecer quando uma cadela está no cio? Bom, será necessário estar atento a alguns sinais.

Quando uma cadela entra no cio, o seu comportamento muda. Ela passa a ficar mais agitada, ansiosa e agressiva. Seus órgãos sexuais ficam inchados e ela sangrará. O animal também passará a urinar mais e a sua urina conterá os feromônios que atraem os cães machos.

Assim que você ver a primeira mancha de sangue no chão já pode começar a contar os dias a partir disso. Tal ciclo será de 21 dias e os dias mais férteis serão entre os dias 11 e 15, portanto, este será o período em que você mais terá que tomar cuidado!

Agora que você já sabe como reconhecer quando uma cadela está no cio, já pode seguir as dicas abaixo de prevenção de gravidez do animal.

• Mantenha a cadela presa em um local que outros cães não tenham acesso;

• Evite passear com a cachorra em lugares muito frequentados por outros donos de cães;

• Supervisione muito bem a cadela e tome cuidado para não deixá-la fugir;

• Caso a sua cachorra tenha cruzado com um cão, é possível usar uma injeção para interromper a gravidez em até 48 horas após a concepção, mas esse método é o menos recomendado, pois traz muitos riscos à saúde do animal;

• É possível também usar uma vacina anti-cio, mas é preciso saber bem quando administrá-la, senão poderá causar problemas de saúde no animal, como alterações uterinas, tumores de mama, piometra, diabetes, entre outras doenças;

• Faça a boa e velha castração.

Como você pôde ver, há alguns métodos para se evitar a gravidez que a princípio são econômicos, mas que podem acabar saindo bem caro depois. A castração ainda é o melhor método para impedir a gravidez de um animal, pois, além disso, a cadela ficará protegida contra tumores mamários e outras doenças, podendo, assim, viver mais e com boa qualidade de vida.

Em todo caso, consulte sempre um veterinário e veja qual é a melhor solução para a sua cadela.

 
Ração Hill’s Adulto Raças Pequenas aqui.