Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Como ajudar uma cadela na hora do parto

Como ajudar uma cadela na hora do parto
Foto por AxsDeny – flickr

Não adianta: mesmo que saibamos que a natureza sempre segue seu curso natural, quando temos uma cachorrinha prestes a ganhar filhotinhos, bate aquela ânsia de querer ajudar. E, muitas vezes, essa ajuda é bem-vinda ou até necessária. No entanto, para saber como ajudar uma cadela na hora do parto, é importante perceber quando agir e quando simplesmente ser expectador deste emocionante momento.

Confira a seguir o que esperar do momento do parto, como você pode ajudar e que cuidados são necessários para um nascimento tranquilo e seguro.

Primeiros preparativos

A primeira forma de ajudar a cadela na hora do parto começa antes mesmo das primeiras contrações. Alguns dias antes da data prevista do parto, determine um local tranquilo da casa para o mesmo acontecer, sem correntes de ar e bem abrigado, bem como longe de barulhos e muito movimento de pessoas.

Nesta local, prepare uma caixa para o parto com panos ou lençóis limpos. Pode ser uma caixa de papelão ou banheira infantil. Se a região for mais fria, pode-se contar com uma lâmpada simples ou garrafas de plástico com água quente para aquecer os filhotinhos assim que nascerem. Separe, também, toalhas limpas para ajudar a secar os cachorrinhos ao nascerem.

Durante o parto

Quando o grande momento estiver se aproximando, a cadela ficará inquieta, muitas vezes cavando o chão, e procurará o seu ninho.

Geralmente, os intervalos do parto são de até 4 horas do início das contrações até o nascimento do primeiro filhote, e de 15 minutos a uma hora entre o nascimento de cada cachorrinho. Enquanto está nascendo, o filhotinho pode ficar até 20 minutos no canal pélvico antes de sair completamente. Se algo fugir desse padrão, é a hora de contatar o veterinário.

A mamãe começará a expulsar os filhotinhos, rompendo a bolsa em que estão envoltos, cortando o cordão umbilical e lambendo bastante os filhotes. Se tudo ocorrer desta forma, a única ajuda que você poderá dar à mãe é limpar os recém-nascidos com um pano macio e úmido.

Entre o nascimento de cada filhotinho, é importante deixar os já nascidos com a mãe, para começarem a mamar. Quando o próximo irmãozinho estiver a caminho, separe os recém-nascidos em outra caixa para que não voltem a se sujar. Quando o parto acabar, deixe todos na caixa com a mamãe, que precisará ficar relaxada para descansar e amamentá-los.

Uma dica extra: não se preocupe com a posição que os cachorrinhos estão nascendo, pois é normal o filhote sair tanto de cabeça quanto de cauda.

Em caso de dúvidas ou se o nervosismo estiver muito grande, nunca hesite em contatar um veterinário de confiança antes do parto. A saúde e bem-estar da mamãe e dos recém-chegados ao mundo são sua responsabilidade.



Procurando ração, anti-pulgas, brinquedos e acessórios para o seu cão? Conheça estas ótimas ofertas.