Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Comida saudável para cachorro

Foto por Alex Steffler – Flickr

Vamos falar sobre os diferentes tipos de dietas que são oferecidas ao nossos cães no dia-dia.

Em primeiro lugar, deve ser comentado que os cães são animais carnívoros, portanto comida saudável para cachorro necessita de proteína na dieta. Algumas pessoas querem saber se podem oferecer vegetais ou raízes a seus animais.

A resposta é sim, no entanto temos que ter em mente que nossos pets sendo carnívoros necessitam de teor considerável de proteína de origem animal em sua alimentação. Caso opte por oferecer ao seu cão uma alimentação vegetariana, é necessário realizar a suplementação.

Então, qual alimento oferecer aos nossos pets? Ração, comida caseira, alimentação natural ou vegetariana? No mercado pet, encontramos diversos tipos de alimento e a nosso alcance na mesa de nossas casas também. Em virtude disso, qual é a comida saudável para cachorro?

Sem dúvida, a ração comercial é a melhor opção desde que seja de qualidade. Devendo oferecer maior quantidade de proteína animal e uma composição química balanceada, de forma a suprir as necessidades nutricionais do animal de forma eficaz, sem a necessidade de suplementação de qualquer natureza.

É importante ressaltar que deve-se optar pelas rações sem corantes e aromatizantes artificiais.

Dentre os tipos de ração disponíveis no mercado temos as rações standard ou “de combate”, são aquelas que possuem menor quantidade de proteína animal disponível e por isso, o cão precisa comer maior quantidade de alimento para atender a demanda nutricional.

Por conta disso, é produzida maior quantidade de fezes e com mau cheiro levando a questionamentos por parte do tutor.

As rações premium são melhores que as rações standard. Essas possuem em sua composição menor quantidade de proteína vegetal e maior teor de proteína animal, levando ao maior aproveitamento nutricional em comparação às rações de custo mais inferior. O uso destas rações melhoram a qualidade da pelagem e menor quantidade de fezes são produzidas.

As melhores rações disponíveis do mercado são as rações super premium, onde a digestibilidade e o aproveitamento da proteína gira em torno dos 90%, culminando na melhor absorção de nutrientes e menor gasto, pois o animal come menos e tem suas necessidades nutricionais supridas, sendo a melhor ração também em questão do custo x benefício.

Algumas marcas de rações super premium possuem extrato de yucca em sua composição, diminuindo o odor das fezes e fazendo com que fiquem mais consistentes. Em relação a frequência, aos filhotes devem ser oferecidas 3 porções diárias e para os adultos e idosos, 2 porções.

A quantidade irá variar de acordo com o peso, idade e raça do cão. E também conforme tipo de ração. Animais que serão alimentados com ração “standard” irão consumir muito mais alimento do que aqueles que comem ração Super Premium.

Deixar a comida exposta durante todo o dia pode levar a obesidade ou a contaminação da ração, principalmente na área externa.

Sem dúvida nenhuma, a comida caseira deve ser evitada, pois os nutrientes não são igualmente distribuídos de forma a favorecer a saúde nutricional de seu cão. Principalmente comidas temperadas com alho, cebola, massa de tomate, sendo extremamente tóxicos, prejudicando a saúde do pet.

Não podemos esquecer que feijão, ovo, chocolate, leite, biscoitos de qualquer natureza, são alimentos que devem passar longe do seu cãozinho.

Nas dietas vegetarianas, assim como na humana, o consumo de carne é proibido, ficando portanto, restringido o consumo de proteína animal. Embora no Brasil essa dieta seja pouco divulgada, o conceito está bem difundido em países desenvolvidos.

Por conta da já citada restrição de proteína, a suplementação torna-se obrigatória. Segundo os seguidores, a dieta pode ser a base de comida caseira ou ração comercial vegetariana.

É muito importante que se atente a saúde nutricional de seu cão, evitando problemas derivados de carência nutricional e outros, como por exemplo, presença de cálculos e cristais urinários, ligados a má qualidade do alimento oferecido.

 
Procurando ração, anti-pulgas, brinquedos e acessórios para o seu cão? Conheça estas ótimas ofertas.