Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Com quantos meses pode adestrar um cachorro?

Com quantos meses pode adestrar um cachorro

Foto por bullcitydogs – flickr

Um cachorro traz tanta felicidade à vida do dono que parece impossível que qualquer tipo de adversidade venha a acontecer nesta relação. No entanto, eles são animais com seus instintos próprios e traços de personalidade bem característicos de acordo com cada raça.

Xixi no lugar errado, latidos excessivos, dano aos móveis da casa, mordidas e desobediência são alguns exemplos de contratempos que o dono pode vir a passar com o seu melhor amigo.

Felizmente, os cães são animais capazes de aprender, ou seja, podem e devem ser adestrados. Desta forma, a convivência da família com o cão ficará ainda mais prazerosa e tranquila, evitando estresse para todos e, em casos mais extremos — e completamente equivocados, o abandono do bichinho.

Entenda quando começar o processo de adestramento do seu pequeno e as razões para iniciá-lo cedo.

A partir de que idade pode-se adestrar um cachorro?

Esta dúvida não é incomum, principalmente para quem está adotando o primeiro cachorrinho. No passado, acreditava-se que era necessário esperar até os 6 meses de idade para iniciar as lições, o que continua causando confusão até hoje. Atualmente já se sabe que não é necessário aguardar tal período: quanto antes o filhote for adestrado, mais fácil será o processo de aprendizagem.

Isso significa que, ao chegar na casa dos novos donos, o filhote já pode começar a ser treinado. Mesmo que os filhotes mais novos consigam se concentrar por espaços mais curtos de tempo, alguns comandos simples de obediência já podem ser aprendidos a partir da sétima ou oitava semana de vida.

Deve-se, no entanto, ficar atento à saúde do cãozinho. Antes de tomar todas as doses da vacina polivalente, ser vacinado contra a raiva e ser corretamente vermifugado, o cão deve ser treinado dentro de casa. A duração desse processo pode variar de acordo com o calendário indicado pelo veterinário, mas normalmente a data do primeiro passeio na rua fica próxima do terceiro mês de idade.

Quais são as vantagens de começar o treinamento cedo?

Assim como crianças, os cachorrinhos filhotes também são como esponjas: absorvem conhecimento, aprendizado e novos hábitos com extrema facilidade. Quando manias indesejadas já tiverem sido adquiridas, a mudança será mais difícil. Aproveite a fase inicial da vida do cão para que ele já comece no caminho certo.

Por fim, o treinamento realizado desde as primeiras semanas de vida é uma excelente forma de criar laços de afeto com o cachorrinho. O que é melhor: começar a relação de maneira regrada e positiva, ou passar os primeiros meses de vida do cãozinho brigando com ele a cada xixi no lugar errado?