Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Chihuahua

Chihuahua
Foto por Heather-D – flickr

Valente e corajoso, mas também pequenino, o cachorro Chihuahua para o seu tamanho diminuto tem uma baita personalidade. Pertencente ao grupo Toy, o Chihuahua é um ótimo cão de companhia e é muito devoto ao seu dono. Além de ser um ótimo cão de guarda, já que ele está sempre atento ao seu ambiente.

História da raça

O surgimento da raça Chihuahua é incerta, mas existem duas teorias sobre a sua origem.

A primeira diz que o Chihuahua teria se originado de um cão ancestral do sul ou do centro do continente americano chamado Techichi, que vivia em templos astecas e era muito utilizado em rituais. A segunda diz que os espanhóis teriam trazido pequenos cães sem pelo da China e estes teriam feito cruzamentos com cães nativos da América Central.

De qualquer forma, o Chihuahua moderno como se conhece hoje, foi descoberto pela primeira vez durante a década de 1850 no estado mexicano Chihuahua, que dá o nome à raça. Americanos levaram alguns exemplares para os Estados Unidos e em 1904 o primeiro Chihuahua foi registrado pelo American Kennel Club (AKC). E desde os anos 1930 e 1940 a popularidade da raça decolou.

Hoje em dia ele é a 29ª raça mais popular nos EUA e é sinônimo de status, já que muitas celebridades possuem um Chihuahua e costuma levá-los para passear em suas bolsas de marca. No Brasil o Chihuahua começou a se popularizar na década de 70. No ano de 2016, de acordo com o ranking da CBKC, 93 Chihuahuas foram registrados em território brasileiro.

Devido a popularidade, porém, por aqui infelizmente a raça sofre bastante nas mãos de “criadores” – na verdade vendedores que só querem lucrar – que acabam produzindo Chihuahuas extremamente pequenos e cheios de desvios, o que causa muito sofrimento na vida desses animais. Costuma haver muito também a mestiçagem do Chihuahua com Lulus da Pomerânia e Pinschers, por isso é sempre bom ficar atento. Sempre procure por criadores sérios.

Características físicas

Conhecida por ser uma das menores do mundo, a raça de cachorro Chihuahua tem altura variável entre 16 e 20 cm e chega a pesar no máximo 3 kg.

Mas apesar da estrutura compacta e graciosa, ele é um cãozinho forte. Sua cabeça é redonda como uma maçã. Suas orelhas são grandes e eretas. Os olhos são grandes e redondos, não protuberantes. E o seu focinho é bem curto. O pescoço é ligeiramente curvado. As costas são retas. A cauda é de tamanho médio, mantida reta, em curva ou em semicírculo. As pernas anteriores são retas e as posteriores são bem anguladas. As patas são pequenas, com dedos bem abertos.

Quanto à pelagem do Chihuahua, há duas variedades: a pelagem curta, de textura macia e fina, podendo ter ou não uma dupla camada; e a mais longa, em que os pelos são compridos e mais finos, lisos e um pouco ondulados.

Além disso, ela apresenta uma grande variação de cores diferentes. De acordo com a AKC, as cores padrão são o preto, preto e bronzeado, cor creme, branco, dourado, dourado e branco, marrom-chocolate, marrom-chocolate e bronzeado, cinza e bronzeado, e vermelho.

Personalidade e Temperamento do Chihuahua

Normalmente temperamental, o cachorro da raça Chihuahua é um cão devoto ao seu dono, e só a uma pessoa. É um cão bastante alerta e corajoso, o que faz dele um bom cão de guarda, já que ele late ao menor sinal estranho.

Às vezes o Chihuahua é tão corajoso que ele se esquece do seu tamanho e pode acabar se metendo numa encrenca. Por isso, é bom que o dono fique sempre de olho nele.

Além disso, ele costuma ser mais reservado e tímido diante de estranhos. Portanto, é necessário que ele seja socializado e estimulado a diferentes ambientes desde filhote.

Ah! E tome cuidado para não mimá-lo demais, pois ele pode acabar achando que é o rei da casa.

Chihuahua infografico

Saúde da raça e cuidados

Se você está interessado em um filhote de Chihuahua saiba que uma das vantagens é ser um cão relativamente fácil de se manter.

A escovação dos seus pelos deve ser feita semanalmente. Banhos podem ser esporádicos se a escovação dos pelos for feita com uma boa freqüência. As unhas devem ser cortadas com uma boa regularidade, pois crescem rápido.

A escovação dos dentes deve ser feita de duas a três vezes por semana, já que os Chihuahuas são propensos a terem problemas dentários. As orelhas também devem ser verificadas e limpas com algodão embebido de solução auricular.

É necessário também estar atento à temperatura ambiente, principalmente se estiver frio, pois Chihuahuas tem pouca tolerância à temperaturas baixas.

A alimentação: a recomendação diária é de ¼ a ½ xícara de chá de ração de boa qualidade. Neste ponto, é importante dar uma alimentação correta ao Chihuahua, pois esta raça tem tendência a ser fresca em relação aos alimentos.

Atividade física: apesar de ser pequeno, o Chihuahua é bastante energético e exige uma quantidade de atividade física razoável. Caminhadas diárias de 20 a 30 minutos e brincadeiras ao ar livre são uma boa pedida.

Outra coisa que se deve levar em conta é que o Chihuahua não pode ficar muito tempo sozinho e/ou entediado, porque ele pode apresentar comportamento destrutivo.

Os problemas de saúde mais comuns que acometem o Chihuahua são: luxação patelar, hipoglicemia, sopro cardíaco, estenose pulmonar, traqueia colapsada, hidrocefalia, fontanela aberta e tremores.

O lugar ideal para a raça viver

O lugar ideal para o Chihuahua viver é dentro de casa, seja no meio rural, ou no urbano, pois devido ao seu tamanho e por ser mais frágil, pode ser um alvo fácil de predadores e o ideal é que viva num ambiente quente, pois possui pouca tolerância ao frio.

Ele também não é o melhor cão para se ter em uma casa em que haja crianças menores de oito anos, pois elas podem machucá-lo.

O Chihuahua pode viver em apartamento? Pode, mas como já foi dito antes, ele é um cão cheio de energia e precisa ser levado todos os dias para passear.

Preço do Chihuahua

Um filhote de Chihuahua custa aproximadamente R$ 2.000,00.

Mas antes de comprar lembre-se de procurar se existe um para doação nos abrigos para cães abandonados! Têm muito cachorrinho de graça precisando de um lar.

Curiosidades sobre o Chihuahua

    • O Chihuahua é umas das raças mais longevas do mundo, podendo viver até mais de 20 anos;
    • Em 2011, o recorde de maior ninhada de Chihuahuas foi de 10 filhotes;
    • O Chihuahua é tribal e prefere ter a companhia de outros cães da mesma raça;
    • É a raça mais antiga da América do Norte;

Madonna Chihuahua

  • Celebridades que possuem ou que possuíram Chihuahuas: Paris Hilton, Reese Witherspoon, Madonna, Jeniffer Love Hewitt, George Lopez, Christina Rici, Hilary Duff, Mickey Rourke, Britney Spears, Marilyn Monroe, Paula Abdul, Sharon Osbourne, Jeniffer Lopes, Brian Littrell, Jamie Lee Curtis, e muitas outras.