Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Cadela prenha pode tomar banho?

Cadela prenha pode tomar banho

Foto por Jen – flickr

A descoberta da gravidez de uma cadelinha gera em seus donos muita alegria, expectativa e… dúvidas! Por ser um momento novo e delicado, é normal repensar até os detalhes mais triviais da rotina do cachorro. O banho é um exemplo. Afinal, cadela prenha pode tomar banho?

Siga a leitura para saber tudo sobre a higiene correta da futura mamãe canina em todos os momentos dessa nova fase.

Durante a gestação

A gestação canina dura em torno de 63 dias, ou seja, cerca de dois meses. Seja por medo ou dúvida, muitos donos acreditam que devem parar de dar banho na mais nova mamãe durante esse período, o que não é necessário. A cadelinha grávida pode e deve seguir tomando banhos regulares, afinal, é importantíssimo manter a higiene do bichinho nesse momento.

No entanto, existe um fator a ser observado: o estresse. Para muitos cães, o momento do banho pode representar nervosismo e ansiedade, principalmente se o banho ocorrer fora de casa, em ambientes com muito barulho e outros animais. O estresse pode fazer com que os músculos do animal se contraiam e gerem movimentos indelicados, que podem ser prejudiciais aos fetos e até levar a um parto prematuro.

Para evitar preocupações, a frequência dos banhos pode ser diminuída ao longo da gestação, principalmente se a sua cachorrinha não for a maior fã de banhos. Além disso, deve-se evitar os banhos na semana anterior ao parto.

Como dar banho na cadela prenha

Mesmo que os banhos não prejudiquem a gestação, isso não significa que cuidados especiais não sejam necessários.

Ao dar banho na cadela prenha, tenha cuidado para não pressionar a região da barriga, concentrando a limpeza nas outras partes do corpo. No último banho antes do parto, limpe gentilmente a barriga e a região abaixo da cauda com uma esponja macia. Se a raça da mamãe for mais peluda, pode-se aparar os pelos próximos aos mamilos, para facilitar a amamentação dos filhotes e manter a região bem higienizada.

Caso a cachorrinha não curta muito se molhar, pode-se optar pelo uso de xampus de lavagem a seco para um banho mais tranquilo. E por falar em xampu, vale lembrar que não é necessário buscar produtos especiais para o banho nesta fase. Apenas evite produtos com antiparasitas ou com odores muito fortes.

Após o parto

Partos, naturalmente, são momentos que envolvem um pouco de sujeira e bagunça. Controle a ansiedade de sair limpando tudo, pois a natureza é sábia: a própria cadela, por instinto, fará o possível para se limpar. Você pode fazer a sua parte limpando a cama e região próxima da mesma, porém deverá aguardar pelo menos uma semana até dar um banho completo na sua companheira.

Não esqueça que o cheirinho da mamãe é muito importante para os recém-nascidos, e o estresse do banho também poderá interferir na produção de leite. No entanto, até o momento de tomar um banho apropriado, pode-se higienizar a parte posterior da cachorrinha com um pano úmido macio ou lencinhos para bebê, sempre tendo o cuidado de secar bem a mamãe para não passar a umidade para os filhotes.

Com esses cuidados básicos, mamãe, donos e filhotes passarão por essas semanas mais sensíveis de forma tranquila, segura e — na medida do possível — limpa. Agora é só cuidar muito bem da nova grávida e, daqui a pouco, curtir muito os filhotinhos!