Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Cachorro macho tem cio?

Cachorro macho tem cio

Sempre tem quem fale “Ih! Meu cachorro tá no cio” ou “Esse cachorro tá sempre no cio”, porém, a verdade é que isso não está certo, pois o cio é uma das etapas do ciclo estral da fêmea, e somente da fêmea.

Mas por que tanta gente pensa que os cães machos também entram no cio? Isso se deve por causa dos comportamentos, adquiridos após atingirem a maturidade sexual, que os machos mostram em relação às fêmeas.

Com a produção maior de testosterona (hormônio sexual masculino) – que é o que faz o cão macho exibir certos comportamentos sexuais – os cães conseguem detectar quando uma cadela está no cio por meio de um feromônio chamado metil-hidroxibenzoato, o qual é eliminado na urina das fêmeas quando estas estão no cio.

Para você entender melhor o que é o cio (ou estro) e como ele funciona, vamos dar uma breve explicação. Como já dito anteriormente, o cio é um dos momentos do ciclo estral da cadela. Tal ciclo é composto de mudanças fisiológicas recorrentes que são induzidos por hormônios reprodutivos na maior parte dos mamíferos da subclasse Theria.

Já o cio nada mais é do que o período em que a fêmea vai mostrar sinais sexuais receptivos, ou seja, ela estará pronta para o acasalamento e vai aceitar a monta do macho para a copulação e reprodução.

Em média, a duração do cio na cadela é de nove dias, mas isso pode variar de três dias a três semanas, dependendo da raça do indivíduo.

E a frequência com que uma fêmea pode entrar no cio, em geral, é de seis em seis meses – essa frequência aumenta para 12 em 12 meses quando a raça da cadela for de grande porte (Dogue Alemão e São Bernardo são um exemplo). A frequência com que o cio ocorre também aumenta conforme a fêmea vai ficando mais velha.

Quando então uma cadela estiver no cio, ela apresentará sinais físicos e comportamentos diferentes do normal. Ela vai se mostrar mais distraída e/ou nervosa, mais propensa a deixar que machos se aproximem, sua vulva ficará inchada e haverá uma secreção avermelhada. Pode ser também que ela urine mais do que o usual.

Os cães machos, por sua vez, como possuem uma produção constante de testosterona ao longo da vida, estão sempre prontos para o acasalamento e, assim, que farejarem no ar os feromônios de uma cadela no cio, obviamente vão ficar muito atiçados e inquietos.

Desta maneira, é importante que os donos de cães machos fiquem atentos quando há fêmeas no cio por perto e deem um jeito de controlá-los caso não queiram que o acasalamento ocorra.

Agora, caso não haja nenhuma cadela no cio próximas e mesmo assim o seu cachorro mostrar um comportamento sexual exagerado, talvez seja o caso de procurar adestrá-lo corretamente para que ele pare de agir de forma inapropriada.



Procurando ração, anti-pulgas, brinquedos e acessórios para o seu cão? Conheça estas ótimas ofertas.