Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Buldogue Francês

buldogue francês

Foto por Carlos Varela – flickr

Conhecido por suas orelhinhas parecidas com as de um morcego e pela sua carinha toda enrugada e achatada, o Buldogue Francês é a raça ideal para quem quer uma boa companhia e, principalmente, para quem mora em apartamento ou casa pequena.

Ele também é muito afetuoso, brincalhão e pode se dar muito bem com crianças. Continue lendo para conhecer mais sobre esta raça.

História do Buldogue Francês

O Buldogue Francês é resultado de um cruzamento entre buldogues ancestrais da Inglaterra com cães caçadores de ratos locais da França. Há divergências quanto às origens desta raça, mas acredita-se que o Buldogue Inglês – provavelmente o da variedade toy – seja o seu principal antecessor.

Na época da Revolução Industrial, tais buldogues da variedade toy foram enviados aos montes para a França, onde tinham se tornado muito populares e então foram sendo cruzados, com o intuito de deixá-los menores, até que gradualmente surgiu uma variedade que poderia ser considerada como uma nova raça.

Em 1885, foi criado o primeiro programa americano de criação da raça e, esta logo tornou-se popular também nos Estados Unidos. Não muito depois, foi criado o French Bulldog Club of America que foi o responsável pela criação do padrão da raça, ditando primeiramente que a “orelha de morcego ereta” é o tipo correto para a raça.

Desde então, o Bulldog Francês tem ficado cada vez mais popular e hoje em dia é a 6ª raça mais popular nos EUA, de acordo com o American Kennel Club (AKC).

Características físicas

Um Buldogue Francês adulto tem uma altura que varia de 30 a 35 cm e pode pesar até 14 kg.

Apesar de ser pequeno, é um cão bastante robusto e de constituição sólida. Seu corpo é bastante proporcionado, todos os pontos são bem distribuídos e nenhum se sobressai um ao outro. A cabeça é larga e quadrada, o focinho é achatado e a cara é toda enrugada.

As orelhas parecem com as de um morcego. O pescoço é curto, o peito é largo e o dorso é musculoso. As pernas são atarracadas mas têm uma aparência vigorosa. A cauda é curta e abaixada, rente às nádegas.

A raça ainda apresenta pelagem curta e lisa com muitas variações de cor. O padrão de cores oficiais pode ser: rajado (ou tigrado), rajado e branco, cor creme, dourado, dourado e branco, rajado dourado ou apenas branco.

buldogue francês

Personalidade

O Buldogue Francês é muito esperto, afetuoso e brincalhão. Considerado como cão de companhia, ele adora ser o centro das atenções e estar perto de seus donos. Pode ficar bem triste e apresentar comportamento destrutivo se for deixado muito tempo sozinho.

Ele se dá bem com crianças mais velhas, e se for bem treinado e socializado desde filhote, não terá problemas em conviver com outros cães e animais. No entanto, se forem mimados em demasia, eles podem ter ciúmes de outros cachorros e animais.

Devido à sua personalidade descontraída, esta raça é ideal para donos de primeira viagem. No entanto, às vezes, pode ser um pouco chato adestrar o Bulldog Francês, pois há uma possibilidade grande de ele demonstrar teimosia. Por isso, é preciso ter paciência e recompensá-lo bem.

Embora seja mais conhecido por ser um cão de companhia, ele também pode ser um bom cão de guarda, já que está sempre alerta e late na presença de estranhos.

O preço de um filhote de buldogue francês está na faixa de R$ 3.000.

Lady Gaga e Buldogue Francês Asia

Lady Gaga e sua bulldog francês Asia

Saúde e cuidados

O Buldogue Francês é uma raça de fácil manutenção. Por ter uma natureza mais calma e preguiçosa, não demanda uma grande quantidade de atividade física, por exemplo. Caminhadas e passeios ocasionais com ele já deve ser o suficiente. Porém, para que não ganhe muito peso, é preciso fazer com que ele se exercite diariamente.

A alimentação deve ser feita com ração de alta qualidade. Recomenda-se aproximadamente 1,5 xícara de ração por dia, dividida em duas refeições.

Por terem a pelagem curta, e por soltarem poucos pelos, a escovação dos pelos pode ser feita com pouca frequência.

As unhas devem ser aparadas sempre, porque se crescerem muito podem machucar o seu pet. As orelhas devem ser verificadas e limpas regularmente com um pano úmido ou cotonete. Não deixe também de verificar a pele do seu cachorro para ver se não há nenhuma infecção ou alergia. As rugas faciais devem ser constantemente limpas.

Além disso, são bastante sensíveis ao calor e precisam ser monitorados em dias muito quentes. Porém, mantenha-os longe da água, porque eles não conseguem nadar, devido ao tipo de corpo que possuem.

Problemas de saúde e doenças comuns da raça são: displasia dos quadris, síndrome braquicefálica, alergias (de contato, a alimentos e/ou inalantes), hemivertebra, luxação patelar, doença do disco intervertebral, doença de Von Willebrand, fissura palatina e palato mole alongado.

O lugar ideal para o Buldogue Francês viver

O lugar ideal para um cachorro Buldogue Francês viver é dentro de casa. Ele não é um cão adequado para ficar fora no quintal, pois precisa estar protegido e, necessita de companhia o tempo todo.

Além do tamanho pequeno, por ter uma natureza mais calma e por ser uma raça mais silenciosa, já que não tem o costume de latir tanto, o Buldogue Francês é ótimo para quem mora em apartamento.

Buldogue Francês preço

Pensando em comprar um? Um filhote de buldogue francês custa na faixa de R$ 2.500.

Mas antes de comprar lembre-se de procurar se existe um para doação nos abrigos para cães abandonados! Têm muito cachorrinho de graça precisando de um lar.

Curiosidades sobre a raça

  • Se não fossem por admiradores americanos, a orelha de morcego do Buldogue Francês teria sido excluída e substituída pela orelha caída no processo de cruzamento da raça.
  • A reprodução da raça só pode ser feita através da inseminação artificial, porque as pernas posteriores do Buldogue Francês não aguentam o seu próprio peso e, portanto, os machos não conseguem copular com as fêmeas.
  • Várias celebridades possuem cãezinhos desta raça. Lady Gaga, Hilary Duff, Zach Braff, Leonardo DiCaprio e Hugh Jackman possuem um exemplar cada.
  • Celebridades nacionais também adoram a raça. Preta Gil, Bárbara Evans, Padre Fábio de Melo, Thaila Ayala e Paulo Vilhena são algumas das estrelas brasileiras que possuem um Buldogue Francês.

paulo vilhena buldogue francês

Paulo Vilhena com o seu buldogue francês

Agora que você sabe tudo sobre o Buldogue Francês, que tal pegar um? Se você ficou com vontade de ter um, lembre-se sempre de procurar criadores sérios e de confiança.