Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Border Collie

border collie
Foto por Corinne Benavides – flickr

Se você busca um cão para ficar no seu colo pedindo carinho ou descansando aos seus pés enquanto você lê tranquilamente, esse cachorro definitivamente não é o Border Collie.

Energia inesgotável, inteligência acima da média e a sua herança do pastoreio, combinados, fazem do Border Collie um cão único, porém desafiador. Para ser dono de cachorro Border Collie tem que ter disposição!

Se você está pronto para proporcionar bastante exercício para o corpo e para a mente de seu pet, confira abaixo as características da raça Border Collie que você precisa saber para manter esse espertinho ocupado e feliz.

História e Origem da Raça

Normalmente, o nome da raça já dá alguma dica sobre sua origem, e com o Border Collie não é diferente. Border (do inglês, fronteira) já indica que esta raça foi concebida em uma fronteira: mais especificamente, entre a Inglaterra e a Escócia.

Por lá, nos anos de 1800, cães para pastoreio de rebanhos eram extremamente úteis e comuns, apesar de que, muitas vezes, realizavam seu trabalho de uma forma barulhenta e quase agressiva, mordiscando os animais e latindo bastante.

Por isso, exatamente no ano de 1873, um campeonato foi organizado com a finalidade de selecionar os melhores animais para a função. Mal sabia Hemp, o cão de maior destaque nesse campeonato, que ele seria considerado o pai da raça Border Collie, conhecida e criada até hoje.

Hemp chamou a atenção pela sua inteligência e perspicácia: ao contrário dos métodos menos discretos de outros cães pastores, Hemp atingia a obediência dos animais através, apenas, de seu silencioso olhar intimidador.

Até os dias de hoje, o charme da raça está em sua aparência mais rústica, e ela não é mero acaso: desde os tempos de Hemp, as cruzas para atingir os padrões do Border Collie foram muito mais pautadas pelas habilidades dos cães para o trabalho no campo do que por seus traços físicas.

Características Físicas

A esperteza e agilidade do cachorro Border Collie transparecem de todas as formas em suas características físicas, do porte atlético e corpo musculoso ao olhar sempre atento. É um cachorro de porte médio, pesando entre 12kg e 20kg e medindo até 56cm da altura.

Claro que, independente da raça, cada cão é único. No entanto, se você está pensando em optar por um filhote Border Collie como seu novo companheiro, há grandes chances de você ter um cão bem distinto e singular. Isso porque esta é uma raça conhecida pela sua diversidade, sendo cada exemplar diferente do outro. Inteligência com personalidade!

Todas as combinações de cores são aceitas para o padrão da raça, desde que o branco não seja a cor predominante. E se você pensa que as possibilidades param por aí, saiba que até o comprimento do pelo pode variar, sendo encontrado tanto na versão longa quanto na versão curta.

Normalmente, os olhos são castanhos, mas não é raro encontrar um cachorro da raça Border Collie de olhos azuis e, até, com um olho de cada cor. Seguindo a coerência de padrões flexíveis, até as orelhas podem variar: por vezes são eretas, por vezes podem ser mais caídas. Com tantas opções de combinações, seu pensamento neste momento só pode ser este: tem um Border Collie perfeito para mim por aí!

Temperamento do Border Collie

Como já descobrimos, o passado e origem de trabalhador ficaram marcados em todos os detalhes da raça. Quando falamos em personalidade, a regra segue a mesma. Apesar da sua simpatia, espere um cão mais atraído por perseguir objetos em movimento e gastar sua energia por aí do que propriamente um bichinho que virá pedir afagos. Mais independente, é um cachorro que tende à timidez se não for socializado desde cedo.

Como trabalhador dedicado, ele não quer ficar ocioso: necessitará de atividades e brincadeiras frequentes para exercitar tanto a mente quanto o corpo. Caso contrário, poderá extravasar o tédio latindo ou fazendo arte pela casa. E não subestime a arte vinda de um intelecto avançado: ela pode ir de buracos no sofá até, praticamente, abrir a fechadura do portão para fugir e extravasar essa energia pelo mundo.

E, por falar em intelecto avançado, não custa reforçar: essa é a raça número 1 no ranking de inteligência canina. O que pode parecer uma vantagem para o adestramento, por vezes se torna um desafio: você acredita que eles podem usar a inteligência para burlar o treinamento?

Cuidados com a Saúde e o Ambiente do Border Collie

Como criar um Border Collie? A esta altura você já pode imaginar que apartamentos, principalmente os de espaço mais limitado, não são uma boa opção de lar para criação de Border Collie.

Um local amplo é a principal preocupação que você deve ter com o ambiente e bem estar desta raça, sempre estando atento à segurança do local: estes cães realmente não conseguem controlar seu impulso de perseguir coisas em movimento (de carros a crianças), demandando um reforço no cercado.

Com tanta atividade física, esta é uma raça considerada saudável na média. Alguns problemas comuns à raça estão ligados à visão, como a Atrofia Progressiva da Retina e o descolamento da retina. Em todo caso, são doenças mais raras. Uma boa escovação dos pelos e banhos frequentes deverão ser os cuidados básicos do seu mascote.

E por falar em pelos, prepare a vassoura e o aspirador de pó: é uma raça que perde bastante pelo.

border collie infografico

Quanto custa um cachorro border collie?

O preço do border collie filhote é aproximadamente R$ 1.700,00.

Mas antes de comprar lembre-se de procurar se existe um para doação nos abrigos para cães abandonados! Têm muito cachorrinho de graça precisando de um lar.

Curiosidades da Raça

  • Se você amou o Border Collie de paixão, saiba que não está sozinho. Celebridades donas da raça não faltam, e James Dean, Jon Bon Jovi, Ethan Hawke e James Franco são apenas alguns exemplos.
  • A inteligência e o charme do Border Collie fazem dele o ator perfeito! Não é difícil encontrá-lo explorando a sétima arte, como nos filmes “Babe, O Porquinho Atrapalhado” e no brasileiro “Mato Sem Cachorro”.
  • Se, ainda assim, você não está convencido da inteligência desses danadinhos, lá vão dois recordes de cães dessa raça: Chaser aprendeu 1000 palavras diferentes, e Striker consegue abrir uma janela manual de carro em menos de 12 segundos.