Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

O Que é o Adestramento com Clicker

o-que-é-o-adestramento-com-clicker2

Talvez você já tenha ouvido falar do adestramento com clicker, a tendência de adestramento que cresce mais rápido e uniu novamente entusiastas de cães e adestradores por todo o mundo.

Considerada mais uma filosofia que um método de treinamento, adestramento com clicker se tornou popular porque entrega precisão e resultados rápidos em um período de tempo relativamente curto. A melhor parte é que tudo que você precisa são um clicker e uns petiscos saborosos.

E se você não tem um clicker ou não quiser usar um? Enquanto é preferível que você use um clicker para treinar um cão, a boa notícia é que você pode mesmo assim treinar efetivamente o seu cão sem um uma vez que você se acostumar com os princípios por trás do adestramento com clicker.

Vamos dar uma olhada no processo nos próximos parágrafos, mas primeiro vamos entender o que é o adestramento com clicker e como pode beneficiar você e o seu cão.

Uma visão sobre o Adestramento com Clicker

Assim como o nome sugere, o adestramento com clicker envolve o uso de um clicker, mas o que é um clicker exatamente? No seu nível mais básico, um clicker é simplesmente um dispositivo sonoro no formato de uma caixinha. O seu nome vêm do barulhinho de “clique” que produz quando você o pressiona com o dedo.

Para um cão que nunca foi exposto ao clicker, o som que produz pode ser quase que insignificante. Porém, cães que foram apresentados ao clicker apropriadamente, entendem que provê uma orientação importante. Para melhor entender como isto funciona, vamos começar com um exemplo.

Imagine ir a uma festa divertida onde você tem a possibilidade de jogar diversos jogos diferentes que o recompensam com prêmios. Um jogo particular consiste em jogar uma argola de madeira em um objeto na mesa. Toda vez que você acerta a argola no objeto ouve um som que anuncia sua vitória juntamente com luzes piscantes. Segundos depois, você pode pegar o seu prêmio, um bichinho de pelúcia da sua escolha.

O adestramento com clicker funciona de forma similar. Assim como no jogo do anel, o som e luzes comunicam que você venceu, o som do clique avisa o seu cão que ele executou o comportamento adequado e ganhou uma recompensa na forma de um saboroso petisco. O som de click então se torna um marcador, algo que “marca” o comportamento adequado à medida que revela e comunica ao seu cão que ele acertou. Por essa razão, o adestramento com clicker às vezes também é chamado de “adestramento com marcador”.

Mas como mencionado, os cães não nascem sabendo que o som do clicker significa aprovação. Para aprender o significado do clicker, os cães devem ser condicionados ao seu uso por um breve processo que os adestradores chamam de “carregar o clicker”.

Carregando o clicker

Para iniciar com a pata direita, como mencionado, você precisará “carregar o clicker”. Tudo o que você irá precisar para este processo é um clicker e alguns petiscos. Inicie numa sala silenciosa sem distrações. Mantenha em mente que durante esse processo você não estará pedindo ao seu cão um comportamento em específico. Simplesmente clique o clicker e imediatamente dê um petisco. Repita, repita, repita.

Faça isso por diversas vezes em sequência. O que você está tentando conseguir aqui é ensinar o seu cão que o clique é seguido por um petisco. Dê um barulho que inicialmente não significava nada para o seu cão, você agora está tornando em um som desejado que logo se torna música para o ouvido do cão!

Como você pode determinar o quão bem sucedido está o carregamento do seu clicker? Observe o seu cão. Se ao som do clicker o seu cão dá sinais de esperar pelo petisco mais provavelmente o cão fez a associação. Geralmente leva entre oito e quinze repetições de clique aliado ao petisco para ter uma resposta confiável. Agora que o clicker está bem carregado, você está pronto para o próximo passo que envolve adicionar o condicionamento operante.

Fazendo com que o treinamento com clicker aconteça

Agora que o seu cão aprendeu que o clique é igual ao petisco, é hora de fazer o seu cão trabalhar pelos cliques. Se você está tentando treinar o seu cão a sentar, você clica no momento que o traseiro do cão tocar o chão e imediatamente oferece um petisco. Se você está treinando o seu cão a ficar junto, clique no momento que o seu cão ficar ao seu lado. Se você está treinando o seu cão para pegar um objeto, clique o clicker o momento que o seu nariz fizer contato com o objeto e recompense.

E se o seu cão estiver relutante em executar os comportamentos ou nunca tenha sido treinado antes? Nesse caso, você pode precisar dividir os exercícios em etapas menores e recompensar aproximações graduais ao comportamento final, um processo conhecido como modelagem. Então, por exemplo, se você estiver ensinando o seu cão a encostar na sua mão, você pode primeiro clicar quando ele olhar para sua mão, depois clicar por caminhar em direção a sua mão, depois por cheirar a sua mão e por fim, por fazer contato com a sua mão.

Para prover clareza e tornar o adestramento com clicker efetivo, você precisa garantir que está clicando corretamente quando o comportamento desejado estiver acontecendo. O momento é muito importante! Se você se atrasar por um segundo que for, se arrisca a marcar o comportamento incorreto.

Por exemplo, se você clicar e recompensar o seu cão no momento que ele levantar você estará recompensando o ato de levantar em vez do sentar, que não é bem o que você esperava! Aprender a arte do adestramento com clicker leva tempo e habilidade, mesmo os melhores adestradores participam de cursos para melhorar suas habilidades.

Alternativa ao uso de Clickers

Conforme mencionado, você não precisa necessariamente de um clicker para obter os benefícios dos princípios do adestramento com clicker. Se estiver hesitante a usar um clicker porque você está com medo de ter que carregar um clicker o tempo todo por aí, têm boas notícias para você. Uma boa notícia é que os clickers agora vêm com pulseiras. Outra boa notícia é que os clickers são mais importantes nos estágios iniciais do aprendizado. Uma vez que o seu cão tenha aprendido o exercício, o clique pode ser substituído por um marcador verbal.

Mas e se você não quiser usar o clicker? Enquanto muitos descobrem que o clicker funciona melhor, qualquer barulho que possa marcar com efetividade os comportamentos à medida que surgem pode funcionar. Enquanto muitos gostam de usar palavras como “sim” ou “clique” em vez de um clicker, um barulhinho é preferível pois é um tom natural que é consistente, distinto e não emocional.

Uma alternativa aos clicker são os apitos, um estalo dos dedos ou um barulho feito com a sua língua. Alguns donos de cães com medo do som do clicker podem usar o click de uma caneta retrátil enquanto donos de cães surdos podem usar um flash de luz para prover a orientação para o cão.

Colhendo as Recompensas do Adestramento com Clicker

Então porque tantos entusiastas de cães gostam tanto do adestramento com clicker? Existem muitas razões! O adestramento com clicker proporciona precisão, confiabilidade e, porque é baseado em recompensa, os cães tendem a responder com entusiasmo e alta motivação. Não é incomum ver os olhos de um cão brilhar e sua cauda balançar quando enxergam um clicker.

O adestramento com clicker também é ótimo para cães tímidos que são relutantes e desistentes e que precisam de um incentivo para confiança. Melhor de tudo, adestramento com clicker é divertido, provê estímulo mental e melhora o vínculo entre cão e humano.

 
Ração Hill’s Adulto Raças Pequenas aqui.